Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

GREVE : Correios faz mutirão e entrega correspondências

GREVE : Correios faz mutirão e entrega correspondências
06 março
09:12 2014

Os Correios do RS realizaram uma ação especial de entrega no sábado com o objetivo de diminuir o número de 1,8 milhão de correspondências que estavam nas unidades onde há paralisação parcial de carteiros no Estado.

Participaram da ação 915 trabalhadores das áreas de operação, atendimento e administrativa que conseguiram entregar 771 mil correspondências em um dia de trabalho. Para ajudar na operação foram usados 244 veículos.

A ação faz parte do plano de continuidade de negócios da empresa para garantir a prestação de serviços à população. No domingo, segunda e terça a entrega ficou suspensa devido ao feriado de carnaval. Esta semana a empresa permanece com as atividades de continuidade de negócios com deslocamento de empregados e realização de horas extras para manter o atendimento à população. Hoje, quarta-feira (5), o levantamento dos Correios do RS apontou que dos 8.600 empregados, 991 permanecem na paralisação, o que representa aproximadamente 11.47% dos empregados. O levantamento apontou também a ocorrência de 12 unidades no Rio Grande do Sul em que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) não cumpriu a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de manter efetivo mínimo de 40% por unidade. A multa diária para o Sindicato é de 50 mil reais. No entanto, todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis com entrega regularizada — com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades.

ENTENDA – Os Correios pediram que o TST declarasse a greve abusiva uma vez que entende que não está descumprindo o acordo firmado e assinado no TST, entre Correios e Federação, no último acordo coletivo da Empresa em 2013. No acordo ficou definido que os Correios não poderiam alterar o plano de saúde dos empregados sem o aval das representações sindicais. No entanto, no mesmo acordo, foi firmado que a gestão administrativa do plano é exclusiva da ECT. Sendo assim, os Correios alteraram a gestão administrativa do plano com a criação da Postal Saúde e não o plano Correios Saúde. O plano Correios Saúde mantém todos os benefícios conforme definido do Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, como está correndo uma ação na justiça do Trabalho, ajuizada pela própria FENTECT, discutindo exatamente esse ponto, não é possível fazer qualquer novo acordo antes da conclusão desta ação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções