Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Gripe: baixo índice de vacinação em crianças preocupa SMS

Gripe: baixo índice de vacinação em crianças preocupa SMS
19 maio
17:55 2017

A uma semana de terminar a campanha, 54% dos grupos de riscos se vacinaram

A 4ª parcial da Campanha contra a Influenza em Pelotas aponta que até o dia 19 de maio 54% da população estimada nos grupos de risco tomaram a dose que protege contra complicações da gripe. Faltando uma semana para terminar a Campanha Nacional, o percentual de vacinação em crianças de até cinco anos de idade é ainda menor: 31%.

O Ministério da Saúde (MS) enviou, até o momento, 124.600 doses e nestas cinco semanas 61.869 pessoas tomaram a vacina, sendo 48.927 de grupos de risco e os demais doentes crônicos e outras classes de população prioritária que não têm estimativa total.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Reis Gomes, avalia que o número é muito baixo para cinco semanas de campanha. Em nível nacional, a média está em 58%. Maria Regina alerta as pessoas que têm o direito de tomar a vacina antes que o frio chegue, já que a dose leva cerca de duas semanas para fazer efeito e pode salvar vidas.

A dose gratuita para os grupos prioritários protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

A previsão do Ministério da Saúde é que a Campanha Nacional contra a Gripe 2017 termine dia 26 de maio. Todas as unidades da zona urbana do Município disponibilizam a vacina àqueles que têm prioridade na Campanha.  Na zona rural, os postos vacinam às quartas e quintas-feiras.

* Crianças de seis meses até cinco anos incompletos

População total: 17.493

Doses aplicadas: 5.367 (deste total, 2.303 doses aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e 3.064 em crianças de 2 anos a 5 anos incompletos)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções