Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

GRIPE : Sete casos de Influenza A diagnosticados

29 maio
08:59 2015

A Secretaria de Saúde (SMS) divulgou quarta-feira, durante a reunião do Comitê da Crise – Influenza 2015, os números da campanha de vacinação deste ano até o momento. Longe de alcançar a meta de imunizar 80% dos grupos de risco, estabelecida pelo Ministério da Saúde, a secretária Arita Bergmann não escondeu sua preocupação, especialmente com dois grupos: crianças e gestantes.

“É assustador que não tenhamos 10 mil crianças nem 2 mil gestantes imunizadas. Não estamos falando de qualquer coisa, mas de um assunto muito sério que pode levar à morte. Precisamos vacinar pelo menos a meta, se não os 100%”, ponderou Arita.

Uma série de atividades vêm sendo estudadas pela SMS para incentivar a vacinação, especialmente nas crianças. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades estão disponibilizando gratuitamente a imunização aos grupos de risco: crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e pessoas em tratamento de saúde, além de profissionais da área da saúde.

VACINA: baixa procura preocupa SMS

VACINA: baixa procura preocupa SMS

CASOS COMEÇAM A APARECER

Até o momento foram diagnosticados sete casos de Influenza A (H3N2), dois de Influenza B., sete de Adenovírus, cinco de Parainfluenza e 94 casos de vírus Sincicial respiratório, que atinge especialmente crianças. “Alguns dos vírus mais graves, que podem levar ao óbito, estão contemplados na vacina. Internações e maiores riscos podem ser evitados se as pessoas se imunizarem”, disse a diretora do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), Mônica Mendes.

Neste sábado durante o evento “O Bairro da Gente” na Cohab Tablada também será instalado um posto de vacinação. Até agora 62.899 pessoas foram vacinadas, o que representa 57% (a meta é 80%).

A Rede Sentinela foi criada como referência no atendimento e acolhimento a pessoas que estejam com suspeita de gripe. Ela servirá para auxiliar no atendimento imediato dos pacientes, evitando assim a superlotação do Pronto Socorro. A UBS Pam Fragata e o Frajet estarão atendendo dentro desta rede nos três turnos – manhã, tarde e noite. Puericultura, UBS Cruzeiro e UBS Salgado Filho são referências no atendimento durante o dia. Pessoas que tenham sintomas de gripe devem se dirigir a uma destas unidades para buscar tratamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções