Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Gustavo Papa é o treinador Xavante para o Gauchão 2020

Gustavo Papa é o treinador Xavante para o Gauchão 2020
05 dezembro
09:43 2019

Treinador sai mais barato, conhece o clube e jogadores, mas vai ter prova de fogo

Por: Henrique König

Quando há novo Papa no pedaço, é fumaça branca que indica. No Grêmio Esportivo Brasil, a situação é diferente. Há fumaça, sim, na turbulência da troca de temporadas entre o 2019 e o 2020. E o Papa que soma para apagar o incêndio no clube é Gustavo Papa, um velho conhecido dos rubro-negros e que tem vivido o dia a dia do clube nos últimos anos, desde a sua aposentadoria como jogador no Xavante. O anúncio da efetivação dele como técnico foi feito nesta quarta-feira.

Sem acerto para renovar com Bolívar, a ficha está lançada nas mãos de Gustavo Papa. Apesar de ter pego o bonde andando na condição de técnico interino, foi o treinador com os melhores resultados pelo clube em 2019. Foram duas vitórias, três empates e duas derrotas em sete jogos. Conseguiu evitar a queda no Campeonato Gaúcho e classificar o clube pela primeira vez para uma segunda fase de Copa do Brasil, feitos que não devem ser esquecidos.

Porém, agora é um novo desafio. Aos 40 anos, o ex-atacante, conhecedor do clube e de parte do elenco que fica no Xavante, precisa conduzir a pré-temporada e o Gauchão de orçamento mais baixo, de cintos apertados. O preparador Márcio Vitória não segue e quem retorna é Manoel Liles, o popular Canela. Ele coleciona passagens com a comissão técnica rubro-negra. Seguem acompanhando de perto, o auxiliar técnico Cirilo, ex-zagueiro do clube, e o preparador de goleiros Alex Lessa.

Quanto a goleiros, o Brasil precisa correr atrás deles no mercado. Carlos Eduardo, titular e melhor jogador do Xavante na temporada e entre os arqueiros da Série B, está de saída. Cadu segue para o Sport Recife e tem a oportunidade de jogar a Série A nacional com o Leão da Ilha.

Ainda sobre Gustavo Papa, apresenta o respaldo do público, já que muitos pediam sua efetivação mesmo durante o ano que se encerra. Apagador de incêndios, basta ver se consegue ter um crescimento junto ao elenco que vai vestir a camisa do Brasil no Gauchão. Oportunidade ao jovem Gustavo Saibt.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções