Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

H1N1: vacinação em grupos de risco continua

29 maio
14:45 2014

A Secretaria de Saúde (SMS) informa que continuará a vacinar contra a Influenza as pessoas que pertencem aos grupos de risco até que seja alcançada a meta de 80%, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Até esta quarta-feira (28/05/2014) apenas 66,66% tinham sido imunizadas. Além da Influenza A H1N1, a dose também protege contra complicações de Influenza A/H3N2 e influenza B.

“Infelizmente parece que muitas pessoas esperam ocorrer algum desfecho desfavorável para entender a importância de tomar a vacina. No primeiro caso negativo, temos uma correria frenética aos postos e filas que dobram a esquina. Buscamos a prevenção para evitar complicações graves devido à gripe com tranquilidade para todos”, comentou a secretária de Saúde Arita Bergmann, durante a primeira reunião do ano do Comitê da Crise na Saúde – Influenza 2014, ocorrida hoje no auditório do Cerest Macrosul.

Secretaria de saúde tem como meta imunizar 80% dos grupos de risco Foto: Rafa Marin

Secretaria de saúde tem como meta imunizar 80% dos grupos de risco
Foto: Rafa Marin

Os gestores das unidades de saúde e hospitais de Pelotas, que integram o Comitê, se reuniram para traçar estratégias que ajudem a alcançar a meta o quanto antes.

Gerente de Vigilância Epidemiológica/SMS, Maria Regina Reis Gomes lembrou que o ano é dividido, para fins de controle, em 52 semanas epidemiológicas e atualmente, estamos na 22ª semana. “No ano passado, os casos de complicações devido à gripe começaram na semana 24. Como a vacina leva duas semanas para surtir efeito, as pessoas dos grupos de risco que ainda não a fizeram, devem se vacinar já!”, destacou.

A diretora do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), Mônica Mendes,, salientou que, com a chegada do frio, já aumentou a demanda pediátrica na instituição.

Integram os grupos de risco:

– Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias
– Gestantes (em qualquer período gestacional)
– Puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias)
– Idosos maiores de 60 anos
– Trabalhadores de Saúde

– Indígenas
* Pessoas com doenças crônicas também podem se vacinar, desde que apresentem atestado médico.

Participaram da reunião do Comitê de Crise na Saúde – Influenza 2014 o gerente de Vigilância em Saúde Franklin de Souza Neto; o superintendente de Trânsito da SGMU Flávio Alam; o secretário da Defesa Civil João Arthur do Nascimento; e  representantes da coordenação das UBSs, ESF, Farmácia Municipal, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Sanep, Smed, SJSS, Ubai Navegantes, Exército, 3ª CRS e dos hospitais Santa Casa, Beneficência Portuguesa, HUSFP/UCPel e HE-FAU/UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções