Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Hélio “Katangas” transformou o Quadrado em cultura urbana

02 outubro
09:15 2015

O nome Jorge Luis Chagas Oliveira poucos conheciam. Mas bastava falar em “Hélio”, associar ao espaço cultural Katangas, ou ao ‘Quadrado’ nas doquinhas, que imediatamente era identificado. Pois o Hélio que havia nascido na outra margem do canal São Gonçalo falava que, ainda guri, mirava o lado pelotense e imaginava que teria espaço, desafio, empreitada. O porvir, ainda nebuloso, se concretizaria no espaço Katangas – rua Cel. Alberto Rosa 1. Antes disso, anos oitenta, foi segurança na então Boate do Direito. Por ali, identificou-se com a geração boêmia, estabelecendo amizades que permaneceriam até o fim da vida. E a notícia pesarosa chegou cedo, aos 52 anos de idade. Ontem ao meio-dia, após período internado, o Hélio faleceu.

Sepultamento acontecerá nesta sexta às 11h no cemitério São Lucas – Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes 3.565 – nas Três Vendas.

LUTADOR – No começo dos noventa, a região do Quadrado estava abandonada. O Hélio organizou o lugar. Com a iniciativa, obteve licença da Marinha para instalar quiosque. Durante quase vinte anos, o espaço Katangas foi referência para as mais variadas manifestações artísticas. Em duas ocasiões, gestões públicas tentaram removê-lo. Em geral, a ideia seria adaptar o local para elitizar o acesso. A comunidade cultural comprou a briga e as mobilizações mantiveram o Hélio, o Katangas e a capacidade de sonhar coletivamente.
(C0G0Y)

Hélio – Katangas ao fundo – será sepultado hoje às 11h no cemitério São Lucas

Hélio – Katangas ao fundo – será sepultado hoje às 11h no cemitério São Lucas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções