Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Hemocentro estará aberto sábado

Hemocentro estará aberto sábado
24 setembro
09:49 2020

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) estará aberto neste sábado (26), das 8h às 13h, para receber doações de sangue. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Há necessidade de todos os tipos, pois os estoques estão muito baixos desde o início do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora do Hemocentro, Gisele Pinto, explica que é necessário recuperá-los para atender, satisfatoriamente, os três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e outros 24 municípios da região Sul e da Campanha.

REQUISITOS E PROTEÇÃO

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com outras em situação de suspeita ou confirmação de Covid-19, podem doar. O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação, dura cerca de 30 minutos.

A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento – mesa, cadeira e até as canetas utilizadas. Todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

REGRAS GERAIS

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, e peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto.

No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções