Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Higiene das mãos em pauta

Higiene das mãos em pauta
05 maio
09:13 2017

Neste 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar o papel fundamental que esta prática tem na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Lava mãosDe acordo com a OMS, as infecções relacionadas à assistência à saúde, conhecidas como IRAS, afetam centenas de milhões de pessoas no mundo e constituem um problema global à segurança do paciente, aumentando o tempo de permanência de internação, a morbimortalidade e o custo operacional hospitalar.

Os micro-organismos responsáveis por estas infecções podem ser vírus, fungos, parasitas e, com maior frequência, bactérias. Eles são carregados entre um paciente e outro, principalmente, através das mãos dos profissionais de saúde. Portanto, a higienização das mãos é a maneira mais efetiva de prevenir as IRAS.

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), ocorre campanha ao longo desta semana, promovida pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), com a Estação de Higiene das Mãos, onde colaboradores, acompanhantes e visitantes serão orientados acerca da importância que a prática correta desta ação tem na recuperação dos pacientes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções