Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

HIP HOP : Música pela arte é novo “single” de Mano Rick

HIP HOP : Música pela arte é novo “single” de Mano Rick
14 agosto
09:25 2020

O Rap de Mano Rick conta com Interlúdio de KL Jay do Racionais MC’s

Por Carlos Cogoy

         Rap, dança, rua, Hip Hop respirando a arte/ Eu era só mais um moleque achando sensacional/ querendo fazer igual, autoestima em alto grau/ Curioso, desde menino observando tudo/ Skate no asfalto, palco na rua, cores no muro/ Na vila a arte sempre foi uma constante/ Embora o crime é que tinha ênfase a todo instante/ Cedo minha atenção foi tomada/ No papel registrei sentimentos nas combinações de palavras. Alguns versos de “Música pela arte”, criação do pelotense Luis Henrique “Mano Rick” Barcelos Duarte. O single, que conta com Interlúdio do DJ KL Jay (Racionais MCs), foi lançado neste mês e pode ser ouvido no Spotify, ou no Youtube acessando o canal Mano Rick Oficial.

Geógrafo Luis Henrique Duarte

Geógrafo Luis Henrique Duarte

DUNAS PELA ARTE – Residente no Loteamento Dunas, Mano Rick graduou-se em geografia na UFPel em fevereiro. A “Música pela arte” como explica, ressalta a importância do acesso à cultura na periferia. “Eu sou fruto dos projetos sociais da minha comunidade, e hoje noto que os setores governamentais fazem poucos esforços pela cultura nas periferias. Em ‘Música pela arte’ busquei reforçar a importância dos projetos sociais, ressaltando a influência deles na minha vida e na de vários da minha geração”, diz Mano Rick.

GRAVAÇÃO – A letra de Música pela Arte foi escrita há quatro anos. Inicialmente, a composição integraria o álbum “Do Dunas pro Mundo”, lançado em 2017. Mas, como o rapper dispunha do refrão e primeira parte, considerou que ainda não estava completa. Ano passado, ele finalizou a letra. Já a gravação ocorreu em fevereiro. Na ficha técnica: Dhyan F. Diano (beat, baixo e teclados); Miro Machado (teclados); Rogers Lemes (guitarras); Luciano Matuck (captação de voz e masterização). Edição e mixagem de Mano Rick, e arte de Vicente Martinez.

         KL JAY – Na gravação Interlúdio, a voz de KL Jay que, num trecho, expressa: “O Rap trouxe muita autoestima para os pretos do mundo inteiro”. Sobre a parceria, Mano Rick menciona que, em 2016, realizou entrevista com KL Jay, numa de suas vindas à cidade. Parte do material, coincidiu com a ideia de Música pela Arte. E num contato em São Paulo ano passado, consolidou-se a parceria.

CHUVA será o single com lançamento em setembro. Com a pandemia, diz Rick, ao invés de novo álbum, lançamento de singles até fim do ano. O trabalho é definido em videoconferências semanais, com os músicos Lucas Consentins e Gabriel Soares. Na quarentena, Rick participou de lives com o DJ Luan 312 e, com a presença de Zombie Johnson, no Festival Cultura Livre. Antes da pandemia, Rick lançou o clipe de “Firme”, gravado Criciúma, e também “Além do tecido”, parceria com os angolanos Stime e Marley do Beat.

PANDEMIA na periferia conforme Mano Rick: “Para os moradores da periferia é difícil lidar com a realidade da pandemia. Por aqui, há várias famílias que passam necessidades e agora ainda mais. Muitos não têm escolha e precisam sair de casa para garantir o sustento da família, e assim se expõem a diversos riscos. Tantos riscos que fazem com que as pessoas às vezes não vejam sentido nas precauções ressaltadas na mídia, já que diariamente precisam se expor em trabalhos que lidam com o grande público, ou no transporte coletivo lotado. Apesar disso, noto o esforço de organizações como o Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD), que arrecada roupas, máscaras e sacolas de alimento para doar aos mais necessitados”.

Comentários ()

Seções