Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Hospital Escola realiza campanha contra o tabagismo

10 junho
09:45 2015

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas organizou uma campanha de combate ao fumo, no Dia Mundial Sem Tabaco, que foi comemorado em 31 de maio. Diversas atividades de conscientização junto à população foram realizadas na Av. Bento Gonçalves, em frente ao Altar da Pátria. Atividade marca Dia Mundial Sem Tabaco

Com o slogan Diga não ao cigarro – Corte este Mal, Curta a sua Vida, a campanha deu destaque para os riscos do fumo passivo, relacionando diversos problemas de saúde em crianças, adultos e gestantes. Expor os pequenos ao tabagismo passivo aumenta o risco de morte súbita, infecções respiratórias, problemas de ouvido e desenvolvimento e agravamento de asma. Em relação à gestação, a exposição pode gerar problemas como complicações e malformações congênitas e risco de baixo peso ao nascer. Já para os adultos, o tabagismo passivo pode acarretar efeitos adversos no sistema cardiovascular, causando doença cardíaca coronária e câncer de pulmão, aumentando as chances do desenvolvimento de asma e pneumonia grave, também associado à tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O evento teve mateada, com distribuição da Erva Mate Valério, verificação de pressão arterial, exposição de um pulmão danificado pelo fumo, distribuição de material informativo, avaliação do grau de dependência e verificação de monóxido de carbono exalado. “Esse tipo de abordagem, onde a comunidade se vê frente a um profissional da saúde realizando atividades de prevenção primária, serve de alerta e estímulo para a conscientização de vários fumantes, tendo sua efetividade comprovada”, disse a médica Sílvia Macedo, chefe da Divisão Médica do HE, presente na ação. Segundo ela, o maior objetivo era orientar a população, oferecendo material informativo com os malefícios do fumo à saúde, dicas para parar de fumar e os benefícios da descontinuação do tabagismo.

GRUPO do Hospital Escola que participou do evento

GRUPO do Hospital Escola que participou do evento

O evento foi organizado pelo Hospital Escola da UFPel – Projeto Abordagem e Prevenção ao Tabagismo -, juntamente com a  3ª Coordenadoria de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os colaboradores foram o Instituto Educacional Dimensão, Departamento de Tabagismo (SMS), Saúde da Mulher (SMS), Departamento de Comunicação do HE e Liga de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UFPel.

CIPA FAZ CAMPANHA DE COMBATE AO FUMO NO HE

Com o intuito de alertar sobre os malefícios do tabaco e exaltar o dia 31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco -, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) promoveu ação no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) propondo a troca de cigarros por amostras de perfume, acondicionadas em material informativo personalizado.

A proposta tinha o apelo Troque o cigarro por uma vida mais perfumadae advertia os fumantes sobre os prejuízos olfativos e gustativos que o tabaco vem a causar. A campanha foi direcionada para funcionários, pacientes e cuidadores que estavam no Hospital e contou com o apoio da Extractus Manipulação e Cosméticos.

Conforme os integrantes da CIPA, um fato interessante que pôde ser observado foi a dificuldade em encontrar fumantes em algumas enfermarias do hospital, corroborando os resultados de pesquisas divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 28 de maio, segundo os quais o número de fumantes caiu 30,7% nos últimos nove anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções