Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Hospital Escola recebe mais 133 colaboradores

Hospital Escola recebe mais 133 colaboradores
12 fevereiro
09:33 2016

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) – filial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, no início do mês seus mais novos funcionários.

Foram 133 pessoas convocadas, nas áreas administrativa, assistencial e médica. Essa é a terceira chamada de profissionais aprovados no concurso da Ebserh, realizado no ano passado.

A acolhida foi inicialmente conduzida pela superintendente do HE, Julieta Fripp, que fez a apresentação institucional do Hospital. Ela falou sobre o processo de franco crescimento da instituição de saúde, que deverá passar dos atuais 174 leitos para 210, possivelmente ainda neste primeiro semestre, e celebrou a chegada de mais colaboradores. “As melhores pessoas de suas áreas estão chegando para fazer a diferença”, disse.

Ao dar as boas-vindas aos aprovados, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, ressaltou os desafios permanentes que instituições e profissionais têm na área da saúde. O reitor falou sobre as estratégias do governo federal para qualificar e mudar a estrutura existente e focar na educação continuada – um dos destaques da UFPel, por exemplo, com o Programa Mais Médicos e a capacitação de mais de 2 mil profissionais na área de Saúde da Família. Del Pino destacou, ainda, a natureza do HE, que, além de atender exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) é espaço para formação de profissionais e produção de conhecimento. “Essa característica vai ser enriquecedora para vocês”, disse, convidando à integração nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Finalizando, o reitor destacou o processo de construção do novo Hospital Escola.

ESTA é a terceira chamada dos aprovados no ano passado

ESTA é a terceira chamada dos aprovados no ano passado

Durante o Programa de Integração, os novos colaboradores ainda assistiram a uma mensagem gravada do presidente da Ebserh, Newton Lima Neto. Em sua fala, além de apresentar brevemente a Ebserh, ele abordou o desafio de prestar uma assistência de excelência em um ambiente adequado para ensino e pesquisa. “A dimensão e a importância do nosso trabalho: oferecer serviços de referência, formação de qualidade e promover o conhecimento científico e tecnológico”.

Os participantes também puderam conhecer os gerentes de diversas áreas do Hospital e saber mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Competências e Avaliação de Desempenho, atividades no contexto de um hospital de ensino, relações de trabalho, humanização, contratualização com o SUS e Linhas de Cuidado e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A acolhida continuou nesta quinta-feira (04), quando os novos colaboradores puderam se aproximar mais dos temas NR 32, serviço de controle de infecção hospitalar no HE, Núcleo de Segurança do Paciente e sistemas do HE. Além disso, puderam elaborar seus Planos de Trabalho junto a suas respectivas chefias e ser apresentados a escalas, horários e locais de trabalho.

Dos novos funcionários, 23 são da área administrativa, 85 da área assistencial e 25 da área médica. Para as técnicas em Enfermagem Cristina Martins, Sabrina Beloni e Leonice Sampaio, trata-se de uma nova etapa em suas vidas, cheia de expectativas positivas. “Nos dedicamos para estar aqui. Estudamos muito, dormimos pouco. Esse será um desafio novo”, comemora Cristina.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções