Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Hospital São Francisco festeja 60 anos

Hospital São Francisco festeja 60 anos
28 junho
08:49 2018

Manifestações emocionadas marcaram o dia de comemorações dos 60 anos do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, abriu a programação, quarta-feira, no Centro Acadêmico da própria instituição.

“Trago a homenagem e os agradecimentos do povo de Pelotas ao Hospital, que cuida, salva e transforma vidas. Esta instituição é fundamental no nosso sistema de saúde pública”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

ARCEBISPO D. Jacinto Bergmann cumprimenta servidora mais antiga do hospital

ARCEBISPO D. Jacinto Bergmann cumprimenta servidora mais antiga do hospital

O HUSFP é fruto da Sociedade Hospital de Clínicas fundada em 27 de junho de 1958. Em fevereiro de 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do então bispo e reitor dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário. Em 1996, recebeu o nome de hoje.

“No hospital, se faz uma aliança com Deus, se trabalha em favor da vida. Pelos frutos, a árvore é boa. Vamos em frente. Não desanimemos!”, exclamou o arcebispo dom Jacinto.

Para o reitor da UCPel e presidente do Hospital, José Carlos Bachettini Júnior, a instituição completa 60 anos e segue firme no propósito de ensinar atendendo a comunidade da zona sul, enquanto a saúde pública passa por grandes necessidades.

Missa em ação de graças, homenagens, abraço simbólico e parabéns marcaram as seis décadas da instituição

Missa em ação de graças, homenagens, abraço simbólico e parabéns marcaram as seis décadas da instituição

HOMENAGEM

Para destacar a importância dos seus colaboradores, o Hospital homenageou a técnica em enfermagem Ceni Braga Pinto, pelos 40 anos de serviços prestados à instituição. Mais de duas centenas de homenagens estão programadas para o decorrer da semana, além da inauguração do acervo denominado Doutor Moacir Vitorino Jardim – primeiro diretor do Hospital, presente às festividades nesta quarta-feira.

“Ao longo de 60 anos, o Hospital cresceu, modernizou-se e firmou-se em qualidade. É um grande parceiro do Município. Está na retaguarda do sistema de saúde, assim como a UCPel, que tem comprometimento crescente com a área. O HUSFP tornou-se um patrimônio de Pelotas”, disse a prefeita.

O diretor de Assistência, Edevar Rodrigues Machado Júnior, reportou-se à história e ao atual contexto da instituição – herdeira da obra de dom Antônio Zattera, que buscava uma sociedade mais justa e fraterna. O HU possui aproximadamente 1.300 funcionários, 256 leitos e registra cerca de dez mil internações por ano.

As comemorações do aniversário foram acompanhadas por grande número de representantes do Hospital, da UCPel e de diversas instituições do município. A secretária de Saúde, Ana Costa, prestigiou a programação.

ABRAÇO

Com o Parabéns a Você executado pela banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, colaboradores e público, de mãos dadas, deram um abraço simbólico no “Chico”. A corrente de pessoas estendeu-se pelas rampas de acesso à entrada principal, onde estava a mesa do bolo de aniversário, e tomou a calçada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções