Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Hospital Universitário São Francisco de Paula realiza a 1ª Cirurgia Cardíaca da sua história e procedimento é um sucesso

18 dezembro
18:02 2019

A previsão é de que sejam realizadas cerca de 10 cirurgias por mês pelo serviço de convênios no próximo ano e que em breve a instituição seja credenciada ao Sistema Único de Saúde

O Hospital Universitário São Francisco de Paula realizou na manhã desta terça-feira (17) a 1ª Cirurgia Cardíaca da sua história. O paciente de 59 anos, que foi acometido recentemente por um infarto, foi submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena. O cirurgião cardiovascular Odilson Silva realizou o procedimento que teve início por volta das 7h30 e envolveu diversos profissionais da instituição. A previsão é de que sejam realizadas cerca de 10 cirurgias por mês pelo serviço de convênios no próximo ano e que em breve a instituição seja credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente segue internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), com ótima evolução respira ar ambiente e se recupera bem. De acordo com o cirurgião, a previsão é de que seja transferido para o quarto nesta quinta-feira (19) e em breve tenha alta hospitalar.

Entenda a história

Desde 2011 o HU tem demonstrado interesse na realização das cirurgias cardíacas e desde então tem buscado compreender o cenário junto ao Estado em busca do credenciamento ao SUS. Após alguns encaminhamentos e inicial negativa perante o tema, o assunto é retomado em 2015, quando a instituição apresenta a sua intenção de preencher a lacuna existente entre a demanda das cirurgias cardíacas, principalmente pediátricas, e os serviços disponíveis no Brasil. Obtivemos o primeiro retorno positivo, porém a proposta era de que atuássemos no segmento de forma mais abrangente e completa, com cirurgias adultas e pediátricas, hemodinâmica e eletrofisiologia. A partir disso o HU inicia toda movimentação necessária para garantir as condições de realização desses procedimentos, recrutamento de equipes, adaptação do espaço e outros itens necessários à viabilização desse projeto.

Em 2016 estabelecemos parceria com a Procardíaco Hemodinâmica para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos de cardiologia intervencionista. São oferecidos os mais diversos procedimentos em cardiologia intervencionista, com destaque para o cateterismo cardíaco e a angioplastia coronariana, além das arteriografias de vasos periféricos. Contamos com equipe médica e de enfermagem, 24 horas por dia para o pronto atendimento dos pacientes internados. Ao longo de 2019 investimos em equipamentos específicos para as cirurgias cardíacas como monitor multiparâmetro de transporte, marcapassos cardíacos , monitor de coagulação ativa e aspiradores torácicos.

Assim como nos dados brasileiros, o cenário de Pelotas aponta as patologias cardiovasculares como as que mais causam morbidade e mortalidade na população em geral, estando no topo da pirâmide dos agravos em saúde. “Somente este dado já seria suficiente para justificar o credenciamento de mais um serviço na cidade. Estamos entregando para a comunidade de toda região mais uma opção para o tratamento dessas patologias que na grande maioria dos casos não podem aguardar por longos períodos. Portanto a primeira cirurgia carrega todo simbolismo de que a partir de agora nós realmente trilharemos esse caminho em definitivo, aprimorando e ampliando o serviço cada vez mais”, pontua o Diretor de Assistência do HU, Edevar Rodrigues Machado Júnior.

“Temos absoluta convicção de que satisfazemos todos os requisitos para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde que nos possibilitará atuar através do Sistema Único de Saúde, o que deve ocorrer no prazo de aproximadamente um ano”, acrescenta. Antes disso o HU deverá realizar procedimentos pelo SUS, abdicando do retorno financeiro, para comprovar ao MS sua capacidade através da formação de série histórica.

Cirurgia Cardíaca

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções