Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

HPV : Meninas de 9 a 11 anos serão imunizadas

11 março
09:37 2015

A Secretaria de Saúde (SMS) dá iniciou segunda-feira à estratégia de vacinação contra o HPV para todas as meninas de 9 a 11 anos de idade. O objetivo é a prevenção do câncer do colo do útero, através imunização contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacina está disponível nas unidades de saúde e também será disponibilizada nas escolas públicas e privadas.

A campanha iniciou em 2014, com a imunização de meninas de 11 a 13 anos de idade. A vacina é administrada em três doses, sendo a primeira agora, a segunda em seis meses e a terceira após cinco anos. De acordo com a Superintendência em Vigilância em Saúde da SMS, a meta deste ano é atingir 80% do público-alvo, estimado em 7.143 meninas desta faixa. Por orientação do Ministério da Saúde, para receber a imunização a menina deve estar acompanhada dos pais ou portar uma autorização por escrito do responsável.

 NOVO PÚBLICO-ALVO

CAMPANHA pretende atingir 80% do público alvo

CAMPANHA pretende atingir 80% do público alvo

Em 2015, a campanha dará um atendimento especial ao público que convive com o vírus do HIV, imunizando uma faixa de meninas e jovens de 9 a 26 anos. A vacinação será feita nas unidades básicas de Saúde e no Centro de Especialidades mediante a apresentação dos exames CD4 ou carga viral e/ou solicitação médica acompanhada do documento de identificação.

Importante lembrar que a vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero. A vacina não substitui a realização do exame preventivo Papanicolau ou o uso de preservativos.

SAIBA MAIS SOBRE O HPV

O HPV é um vírus transmitido por pele e/ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitida de mãe para filho, através do parto. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

No mundo, cerca de 290 milhões de mulher são portadoras do vírus HPV. Existe uma estimativa de 17 a 21 casos para cada 100 mil mulheres.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV.

Fonte: Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções