Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

IBAMA realiza vistoria em áreas de apoio da BR-116/RS

04 outubro
19:12 2013

 

Analistas do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) vistoriaram, nesta quinta-feira, 03 de outubro, áreas de apoio das obras de duplicação da BR-116/RS – Guaíba a Pelotas. Entre locais já licenciados e outros que aguardam licenciamento, foram verificados dois canteiros de obra, três jazidas de extração mineral e uma pedreira nos lotes 03, 04, 05 e 06. As demais áreas serão inspecionadas na próxima semana.

Vistoria IBAMA 01

Foto: Amanda Montagna

O objetivo do acompanhamento é garantir o cumprimento das obrigações previstas no licenciamento ambiental, prevenindo impactos e recomendando melhorias. Após intenso período de chuvas em setembro, os técnicos deram atenção especial ao desempenho da drenagem nas jazidas. “Os procedimentos solicitados estão sendo aplicados, o que diminui as chances de erosão”, afirmou o geólogo do IBAMA José Antônio Gudolle. Cada licença emitida pelo órgão é composta por um Plano de Controle Ambiental (PCA), cujo intuito é não deixar passivos ambientais e assegurar a completa recuperação da área de empréstimo. Nos canteiros de obra, os fiscais observam a organização do espaço, a separação dos resíduos, a não ocorrência de vazamento de óleo, entre outros aspectos.

As atividades nas obras são monitoradas pela equipe de Gestão Ambiental (STE S.A.), contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para auxiliar no controle e supervisionar o atendimento das condicionantes.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções