Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Identidade da Polícia Civil terá uniformização Nacional

Identidade da Polícia Civil terá uniformização Nacional
19 junho
08:34 2018

Foi instituída em março deste ano a nova identidade visual da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A partir de uma resolução do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil de 2017, as Instituições de todo o país passaram a ter uma identidade única. No Estado, as alterações foram instituídas pelo Decreto nº 53.970, assinado pelo Governador José Ivo Sartori em 19 de março deste ano. A medida visa uniformizar a identificação de todas as polícias civis do Brasil.

Em uma reunião de trabalho do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, na cidade de Santarém, no Pará, o chefe da Polícia Civil gaúcha, então Vice-Presidente do CONCPC, delegado Emerson Wendt, e a diretora da Divisão de Comunicação Social, delegada Greta Moura Anzanello, apresentaram a proposta de uniformização da identidade visual de todas as Polícias Civis do país. Os modelos para uniformização foram elaborados pela Divisão de Comunicação Social e apresentados no encontro realizado em Santarém. Ao longo das reuniões foram realizados alguns ajustes e a identidade visual única, a ser adotada em todos os Estados da Federação e Distrito Federal foi aprovada. “O que se buscou padronizar é o que a sociedade vê, para que, onde quer que esteja no Brasil, a população possa olhar e identificar uma viatura da Polícia Civil”, completou o chefe de Polícia.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul já tinha uma identidade visual instituída em março de 2014, pelo decreto 51.263, o qual foi alterado neste ano, para prever a nova insígnia da Instituição. Com a aprovação da uniformização da identidade visual, todos os Estados e o Distrito Federal passaram a usar um distintivo dourado contendo o brasão da Polícia Civil respectiva ao centro.

Um novo trabalho também está sendo desenvolvido acerca da elaboração de uma nova carteira funcional para os policiais civis de todo o país já com a nova identidade visual. “O novo modelo vai ser como um cartão magnético na cor preta, com a identificação do policial civil, a Unidade da Federação, a insígnia da Instituição, contendo elementos de segurança como código QR, chip, entre outros”,  explicou o Presidente do Conselho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções