Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

IFSul realiza 2ª Mostrarob

IFSul realiza 2ª Mostrarob
25 setembro
13:17 2013

Na quinta-feira (26), os adoradores de tecnologia poderão conferir a 2ª Mostra de Robótica (Mostrarob) do câmpus Pelotas, competição de robôs autônomos com base em inteligência artificial, que reúne projetos de alunos que transcenderam o espaço da sala de aula para investigar o campo da robótica.

Promovida pelo laboratório 14 do curso técnico em Eletrônica do câmpus, a Mostrarob tem como objetivo difundir, através da robótica, a importância de se investir em alunos pesquisadores e projetistas, para o desenvolvimento tecnológico do país. O professor e organizador da mostra, Rafael Galli, acredita que hoje o método convencional de ensino não dá conta de formar o aluno para a profissionalização. “Ensinamos a base do conhecimento na sala de aula, mas precisamos dar a chance ao aluno de pensar e produzir, e é exatamente isso que a Mostrarob incentiva”, defende.

Para Galli, a prova de que o projeto tem dado certo é a participação dos ex-alunos do curso de Eletrônica Thales Gonçalves e Luiz Otávio Victória na organização da competição. Luís Otávio afirma que projetos como a Mostrarob são essenciais para ensinar os estudantes a pesquisar. “Aqui aprendemos que o bom profissional é aquele que não se contenta com o conhecimento pronto, mas que corre atrás do que precisa”, conta. Os meninos acreditam que o projeto tende a crescer cada vez mais. “A gente percebe os alunos mais motivados, tanto que este ano tivemos um maior número de projetos inscritos”, comenta Thales.

As provas e exposições dos oito projetos inscritos serão realizadas apenas na quinta-feira (26), no saguão do câmpus Pelotas, a partir das 14h, como parte da semana de comemoração dos 50 anos do curso técnico em Eletrônica. Dividido em três categorias (Livre, Sensor de Obstáculos e Seguidor de Linha), o desafio contará com sete avaliadores e dois fiscais de prova.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções