Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

IGP chega a marca histórica de 10 mil laudos de DNA emitidos pelos peritos

IGP chega a marca histórica de 10 mil  laudos de DNA emitidos pelos peritos
10 julho
08:34 2018

O Instituto-Geral de Perícias alcançou 10 mil laudos de DNA emitidos, marca significativa na história de 20 anos do laboratório de DNA, do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL).

Considerado um instrumento fundamental de prova em processos criminais, o exame de DNA teve início no Estado em 1998, com o treinamento de três peritos do IGP/RS, no laboratório de DNA da Polícia Civil do Distrito Federal. A partir daí tornou-se referência no País e pioneiro na análise de DNA mitocondrial em casos criminais.

Segundo a perita químico-forense, Bianca de Almeida Carvalho, diretora do DPL, “nosso trabalho foi se qualificando de acordo com a evolução tecnológica. Começamos com análises em gel de poliacrilamida corado com prata, técnica extremamente trabalhosa e demorada. Hoje, o IGP dispõe de modernos sequenciadores de DNA que permitem a leitura simultânea do perfil genético de oito amostras em apenas 30 minutos. Da complexidade e demora passamos a extrações de DNA automatizadas em robôs”, destacou.

A equipe do DPL é formada por 14 peritos, quatro servidores administrativos e dois técnicos em perícias.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções