Diário da Manhã

domingo, 25 de agosto de 2019

Notícias

II Encontro de Sopros do Conservatório de Música começa nesta terça (16)

16 julho
08:34 2019

O II Encontro de Sopros do Conservatório de Música que começa hoje 16) e se estende até sexta-feira(19) com oficinas e apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade. O foco do projeto é a qualificação de músicos nos estudos relacionados à música de câmara e prática de instrumentos de sopro: trompete, trombone, trompa, tuba e eufônio. Serão quatro dias de oficinas com professores com larga experiência na área. A programação tem início às 19h30, como um recital que reúne os professores das oficinas e convidados, no Salão Milton de Lemos, no Conservatório de Música da UFPel, com entrada franca.

O projeto prevê aos alunos inscritos uma vivência de apresentações em conjunto e orquestra, realizadas em espaços públicos, como: Recital de Abertura, Apresentações Públicas dos Conjuntos e Concerto de Encerramento. As oficinas ocorrem das 16h às 18h45, nos quatro dias do evento. Na quarta(17) e quinta-feira(18), das 19h30 às 22h os alunos vivenciam as atividades de prática de música de câmara e prática de conjunto de instrumento de sopro.

Na quinta-feira(18), às 10h, a apresentação pública será no Museu Carlos Ritter (Praça Cel. Pedro Osorio, 1), a partir das 11h30 na Calçada da Prefeitura Municipal (em frente à Praça Cel. Pedro Osorio). Na parte da tarde, às 14h, os alunos e professores fazem apresentação na esquina da Sete de Setembro, com XV de Novembro – no Café Aquários e às 16h no Largo do Mercado Público. “Queremos convidar o público para incentivar a música e participar do evento”, declara a coordenadora executiva do projeto, Eliane Brum Machado.

O concerto de encerramento será na sexta-feira(19), às 19h30, reunindo alunos e professores na Sala Milton Lemos, com entrada gratuita. O II Encontro de Sopros do Conservatório de Música é financiado através do Programa Economia da Cultura e Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de Pelotas. Tem gestão cultural da Imago Produtora e apoio da Associação dos Amigos do Conservatório de Música de Pelotas, Conservatório de Música da UFPel e Universidade Federal de Pelotas.

Exibições públicas na Praça Coronel Pedro Osório, Museu Carlos Ritter, Largo do Mercado e Calçadão da Sete de Setembro integram a programação

Exibições públicas na Praça Coronel Pedro Osório, Museu Carlos Ritter, Largo do Mercado e Calçadão da Sete de Setembro integram a programação

Professores:

Oficina de Trompa:

Professor Oseas José Severino: Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ. Iniciou seus estudos no Conservatório de Frederico Chopin, onde estudou órgão. Com 14 anos começou seu estudo de trompa com Maviael Celestino -1º Trompa da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Estudou com os professores Carlos Gomes de Oliveira, Antônio J. Augusto e Philip Doyle. Participou do master class com o prof. Will Sander (Alemanha).

Oficina de Saxofone:

Professor Rafael Velloso: Bacharel em Saxofone pela Universidade Estácio de Sá. Licenciado em Música e Mestre em Etnomusicologia (Escola de Música da UFRJ) e Doutor em Etnomusicologia (UFRGS). Saxofonista desde dos 13 anos de idade, foi discípulo de alguns instrumentistas ligados à música popular, do choro ao jazz, tais como José Carlos Bigorna, Juarez Araújo e Carlos Malta. Em 2005 lançou o seu CD solo Sax Chorando e em 2006 iniciou a carreira acadêmica com uma pesquisa de mestrado sobre o Saxofone no Choro. Seus últimos trabalhos como arranjador e produtor musical foram o CD Bonde Folia da Orquestra Popular Céu na Terra (Dubas Música), ganhador do prêmio TIM 2008 e o DVD Quizomba ao Vivo (Som Livre) 2011. Atualmente é professor Adjunto do Bacharelado de Música da UFPEL, onde desenvolve atividades de pesquisa ensino e extensão voltadas para a pesquisa da música popular Brasileira.

Oficina de Trombone:

Professor Samuel Lopes: Cursou o Bacharel em Trombone tenor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participou de diversos Festivais, os quais se destacam os festivais de Vêneto e Femusc. Atuou como Trombonista em Orquestra Sinfônica, Orquestra de Sopro, Grupo de Metais, Quinteto de Metais e Quartetos. Atualmente desenvolve trabalhos como professor de trombone e trombonista da Banda de Música do Corpo de Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil.

Oficina de Trompete:

Professor Jamersom Borba da Costa: Estudou Trompete na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com o professor Tiago Linck e no Conservatório Pernambucano de Música. Participou de vários máster class e Festivais tais como, Festival de Inverno em Campos de Jordão, Festival Internacional SESC de Música na cidade de Pelotas, 7º e 8º Encontro de Trompetistas. Atualmente desenvolve trabalhos como professor de trompete e trompetista, da Banda de Música do Corpo de Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil.

Ofícina de Euphonium e Tuba:

Professor Alex Oliveira: Iniciou seus estudos musicais, com seu pai, professor e maestro Sebastião José de Oliveira. Estudou Euphonium, e Regência na Universidade Livre de Música de São Paulo por sete anos e Composição e Regência no Curso Superior do Conservatório Dramático Musical de São Paulo. Obteve orientações de Euphonium com renomados professores como, Charles Delarubia (Inglaterra); Sadahide Yamashita (Japão). Participou de inúmeros Festivais de Música Nacionais e Internacionais , I e II Conferência Sul-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica. Atuou como Euphonista Solo em mais de 12 grupos musicais, onde se destacam Banda Sinfônica do Exército, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo OSESP. Atualmente atua como Professor no Curso de Regência do Conservatório Musical de Pelotas e Euphonista na Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. Foi o Idealizador, coordenador pedagógico e diretor artístico do I Encontro de Sopros do Conservatório de Música de Pelotas.

Serviço:

OFICINAS: dias 16, 17, 18 e 19 de julhodas 16h às 18h45.

PRÁTICAS: dias 17 e 18 de julhodas 19h30 às 22h, com atividades de prática de música de câmara e prática de conjunto de instrumento de sopro.

PROGRAMAÇÃO:

16/julho – terça-feira

19h30 – Recital de abertura com professores das Oficinas e convidados

Local: Conservatório de Música da UFPel -Salão Milton de Lemos

Entrada franca

18/julho quinta-feira

Apresentações públicas dos Conjuntos Instrumentais (alunos + professores)

10h – Museu Carlos Ritter – Praça Cel. Pedro Osorio, 1

11h30 – Calçada da Prefeitura – em frente à Praça Cel. Pedro Osorio

14h – Calçadão da Sete de Setembro esquina XV de Novembro -Café Aquários.

16h – Mercado Público

19/julho sexta-feira

19h30 – Concerto de Encerramento (alunos + professores)

Local: Conservatório de Música da UFPel -Salão Milton de Lemos

Entrada franca

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções