Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Inauguração da Livraria Café UFPel dá início a participação da UFPel na Feira do Livro

Inauguração da Livraria Café UFPel dá início a participação da UFPel na Feira do Livro
01 novembro
17:13 2013

A UFPel abriu, na quinta-feira (31), a sua participação na 41ª Feira do Livro de Pelotas com a inauguração de um espaço diferenciado, a Livraria Café UFPel, que passa a funcionar no Casarão  8. A solenidade ocorreu nas dependências do Casarão 8, na Praça Coronel Pedro Osório. Outra novidade é a programação de atividades artísticas e culturais da UFPel na Feira do Livro que contará com mais de 70 atividades de literatura, música, artes visuais, dança, gastronomia, teatro e cinema no período de 31 de outubro a 17 de novembro.

As atividades envolvem alunos, servidores técnico-administrativos e professores, numa promoção da Editora e Gráfica Universitária em parceria com o Núcleo do Patrimônio Cultural e Rádio Federal FM.

Livraria UFPel contará com mais de 70 atividades culturais

Livraria UFPel contará com mais de 70 atividades culturais

Durante a cerimônia, o reitor Mauro Del Pino parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido para que a Universidade pudesse apresentar-se de forma diferenciada na Feira e falou sobre a programação. “O Casarão torna-se um símbolo que reflete a integração da produção acadêmica, cultural e do patrimônio histórico em um diálogo efetivo com a comunidade pelotense”, disse. Já a secretária de Mobilidade Urbana do município, Josiane Almeida, falou sobre o orgulho da Prefeitura Municipal de Pelotas em ter a UFPel como parceira.

O diretor do Instituto de Ciências Humanas, Sidney Gonçalves Vieira, falou sobre a importância da restauração e entrega de um novo espaço para a sociedade pelotense. “Não tem sentido um patrimônio morto, precisamos de um patrimônio vivo”, disse. A diretora da Editora e Gráfica da UFPel, Denise Bussoletti, falou sobre o esforço da equipe para apresentação da extensa programação na Feira do Livro e da nova Livraria. “Isso mostra que a Universidade que sonhamos é possível através da nossa vontade”, finalizou.

Também compuseram a mesa de honra do ato solene, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, Carlos Ferreira, a coordenadora do Museu do Doce, Nóris Leal, e o coordenador da Rádio Federal FM, Leandro Maia.

Passe Livro

Na oportunidade, o reitor Mauro Del Pino lançou o Passe Livro – programa voltado à comunidade universitária – professores, servidores técnico-administrativos e alunos da Universidade, cujo objetivo é a promoção de descontos na aquisição de livros junto à Livraria Universitária, facilitando o acesso às obras e incentivando o hábito da leitura. O Passe Livro prevê desconto de 20% para professores e servidores técnico-administrativos da UFPel; e de 30% para alunos, no ato de aquisição de livros junto à Livraria Universitária, independente da Editora responsável pela edição dos mesmos.

Doação

Durante a solenidade, a professora da UFPel, Francisca Michelon, doou para o Conselho Municipal de Cultura, a tiragem do livro Sociedade Anônima Frigorífico Anglo de Pelotas: o trabalho do passado nas fotografias do presente. A doação busca atingir uma público maior, não acadêmico e não especializado, democratizando, assim, o conhecimento gerado no âmbito universitário.

O livro tenta retomar a trajetória da fábrica que teve muitos impactos na cidade reunindo os resultados de um levantamento de dados feito com fontes primárias e ex-operários sobre o período de fundação e a trajetória da fábrica. O trabalho conta com fotografias de três fotógrafos amadores que em momentos diferentes ao longo de um espaço de dez anos, fotografaram o local já vendido e fechado.

O livro está disponível em formato eletrônico no endereço:http://issuu.com/memorialdoangloufpel/docs/livro_anglo_digital e será disponibilizada em formato eletrônico a versão audiolivro para deficientes visuais, na inauguração do Memorial do Anglo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções