Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

INCLUSÃO : Pelotenses no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo

15 agosto
08:30 2019

Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro disputam pela primeira vez a competição nacional; atletas criaram vaquinha online para custear a viagem

Por: Luiza Meirelles

Nos dias 7 e 8 de setembro, os atletas Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro representam Pelotas no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, em São Paulo. Os jovens com deficiência auditiva integram o Quem Luta não Briga (QLNB) – projeto de taekwondo da Prefeitura, que ensina a modalidade gratuitamente a 500 crianças e adolescentes da cidade, e dissemina a cultura de paz nos lares e ambientes escolares. Para viabilizar a participação na disputa, os esportistas criaram uma vaquinha online, onde pedem a colaboração dos pelotenses para financiar os custos da viagem.

Metade do objetivo já foi alcançado: dos R$ 1.500 desejados pela dupla, R$ 750 já foram recebidos. Os interessados em ajudar podem fazer a doação até o dia 25 de agosto pelo site (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoio-a-atletas-surdos-do-taekwondo). Coordenador do projeto, o mestre Rossano Diniz afirma que o campeonato representa um importante passo em direção ao objetivo de, um dia, disputarem as Surdolimpíadas.

“São atletas muito talentosos, medalhistas em diversas competições estaduais, onde lutaram com atletas ouvintes. Esta será a primeira vez que eles vão participar de um evento somente para surdos a nível nacional”, reforçou o coordenador.

Marcelo e Lucas são atletas da modalidade há quatro anos e já têm no currículo lutas realizadas, inclusive, em Montevidéu, no Uruguai. Em São Paulo, a dupla disputará na categoria KP60, específica para surdos. O campeonato prevê outras classes esportivas como P10, (deficiência intelectual), P20 (deficiência física) e K40 (deficientes físicos). A entidade que administra o parataekwondo é a Federação Mundial de Taekwondo e, aqui no Brasil, é a Confederação Brasileira de Taekwondo.

Atletas firmaram parceria com o Sicredi para disputar o nacional Foto: União Pelotense de Taekwondo

Atletas firmaram parceria com o Sicredi para disputar o nacional
Foto: União Pelotense de Taekwondo

Quem Luta Não Briga

Integrante do Pacto Pelotas pela Paz, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef/UFPel) e o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Os interessados, a partir dos 7 anos e que estejam estudando, podem assistir e participar de uma aula como teste em um dos núcleos da iniciativa, nos dias e horários das atividades:

  • · Imdaz (Areal) – segundas e sextas-feiras, das 10h30min às 11h30min e das 13h às 14h30min
  • · Esef/UFPel (Três Vendas) – quartas-feiras, das 19h às 20h, e sábados, das 15h às 16h
  • · AABB/UFPel (Porto) – terças e quintas-feiras, das 19h às 20h

Comentários ()

Seções