Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Índice de confiança aponta continuidade de queda na indústria

22 agosto
09:33 2014

Levantamento da FIERGS mostra que as condições atuais e as expectativas futuras estão deterioradas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) atingiu 43,5 pontos em agosto, o segundo menor nível já registrado em 10 anos. “O pessimismo se consolida entre as empresas à medida que vão colecionando resultados ruins, mas é a desconfiança generalizada em relação ao futuro da economia brasileira que a sustenta. Sem confiança, os empresários deixam de investir e contratar”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

De acordo com o resultado do ICEI-RS, as condições recentes do setor industrial somaram 36 pontos. Essa percepção negativa predomina com maior intensidade em relação à economia brasileira (28,2 pontos). Para 76,8% das indústrias, a situação no País se agravou e apenas 1,4% indicaram melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem as mesmas. O entendimento para o cenário no Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 30,7 pontos. O desempenho das empresas acumulou 39,9 pontos.

As expectativas para os próximos seis meses (47,4 pontos), ainda que tenham melhorado ligeiramente em relação a julho, seguem muito negativas. Tanto o cenário traçado para o futuro da conjuntura econômica nacional (37,4 pontos) quanto para a regional (38,8 pontos) é marcado pelo pessimismo, sugerindo, segundo os empresários, grandes dificuldades à frente. O único indicador positivo é referente ao futuro das empresas (52,4 pontos), apesar de ser o terceiro menor índice já registrado pela série histórica.

Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS)

Nova Imagem

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções