Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Infraestrutura e norma de desempenho norteiam 18º Seminário do SINDUSCON/Pelotas

Infraestrutura e norma de desempenho norteiam 18º Seminário do SINDUSCON/Pelotas
04 novembro
16:55 2013

 

“Serão dois momentos distintos para visualizarmos e planejarmos o futuro do setor da construção civil em nossa região”. A afirmação foi feita ontem (4) pelo engenheiro Jacques Reydams, presidente do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região, durante a reunião-almoço de lançamento do 18º Seminário Regional da Qualidade e Produtividade na Construção Civil.

Conforme Reydams, o evento ocorrerá no dia 29 de novembro, no Tourist Executive Hotel, nos turnos da manhã e tarde, apresentando no primeiro momento debates acerca da adequação de municípios no que diz respeito à infraestrutura para receberem grandes investimentos. A discussão será coordenada pelo arquiteto Miton Naigeboren, integrante da equipe do Escritório de Arquitetura Jaime Lerner, responsável pelo projeto do Bairro Quartier, Pelotas, que trabalha um novo conceito de sustentabilidade e urbanismo humanizado. A expectativa dos organizadores é de que o arquiteto exponha as necessidades de grandes empresas nas questões de mobilidade urbana, eficiência energética, abastecimento de água e esgoto e demais aparatos estruturais para o direcionamento de grandes investimentos. O arquiteto deverá trazer à tona suas experiências em grandes empreendimentos, confrontando com a realidade local.

Ainda no turno da manhã, haverá apresentação do Bairro Quartier, com detalhamentos de projeto e avanços nas tratativas para início das obras. As atividades matutinas vão encerrar com um debate, com as presenças dos prefeitos de Pelotas, Eduardo Leite e de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer.

Já no período da tarde, o seminário debaterá a Norma de Desempenho ABNT NBR 1575, mostrando as experiências da Construtora Tecnisa, através da participação do diretor-executivo técnico da empresa, Fábio Vilas Bôas, o qual colaborou na elaboração da referida Norma junto aos órgãos competentes. Neste mesmo painel, o Sinduscon/Pelotas discutirá com agentes financeiros: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil as formas de cobrança e adequação das construtoras locais frente às exigências, bem como, com alguns fornecedores do setor, como: Gerdau e Pauluzzi, que já estão com produtos adequados dentro dos requisitos da Norma.

O evento será encerrado com a celebração dos 25 anos do Sinduscon/Pelotas através de happy hour, aberto à participação de convidados e acompanhantes dos inscritos no evento. Neste momento, a história do sindicato será reverenciada com homenagens aos ex-presidentes.

MATERIAL GRÁFICO – Os participantes da reunião-almoço de ontem conheceram, em primeira mão, o layout do material gráfico da nova edição do seminário. O conceito foi desenvolvido pela Agência Marca Comunicação Digital e apresenta arte sobre foto assinada pelo fotógrafo pelotense Daniel Giannechini. Diversos elementos gráficos como um tablet, avião, prédios, duas mãos e sombras remetem ao tema escolhido para este ano: “Gestão Pública e Privada Interligadas: um caminho necessário”. A partir de agora, a estratégia de comunicação prevê ações em veículos de comunicação e redes sociais para o incremento das inscrições.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções