Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Inicia a colheita do trigo no RS

20 outubro
14:21 2016

A colheita do trigo iniciou e estima-se que 20% das lavouras se encontram aptas (maduras) para tanto. Outras 60% estão em fase final de formação de grão.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os produtores estão ansiosos e preocupados com a falta de homogeneidade das lavouras em seu estádio final, pois muitas espigas se encaminham para a maturação enquanto que outras ainda estão em enchimento de grãos. A perspectiva de vários dias chuvosos para a segunda quinzena de outubro preocupa os produtores que contam com uma lavoura que deve apresentar produtividade variável, entre 40 a 70 sc./ha. As empresas compradoras de trigo estão sem preço para o produto e, portanto, sem comercialização para os grãos em depósito, o que deixa os produtores desmotivados quanto aos investimentos realizados na cultura na safra 2016.

Também está em andamento a colheita da canola nas regiões produtoras do Estado, com as primeiras áreas colhidas variando quanto ao aspecto produtivo. Enquanto em algumas áreas a produtividade está alcançando até 45 sc./ha, como nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, em outras, que se ressentiram de uma umidade de solo mais adequada na floração e enchimento de grãos, varia entre 20 a 30 sc./ha.

Das culturas de verão, o milho segue em plantio e alcança 65% do total estimado para este ano. Algumas áreas, sem irrigação, se ressentem da falta de umidade para alavancar a fase de desenvolvimento vegetativo da cultura. Já nas áreas irrigadas, segue de forma normal o manejo da adubação de cobertura. Com a proximidade do plantio da soja, os produtores tentam finalizar os trabalhos com o milho para se dedicar à oleaginosa com tranquilidade.

Comentários ()

Seções