Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Inscrições do Dia do Patrimônio vão até 27 de julho

Inscrições do Dia do Patrimônio vão até 27 de julho
13 julho
08:46 2018

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto será realizado em Pelotas o Dia do Patrimônio, que este ano tem por tema “Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”.

O evento prevê diversas atividades como visitação guiada a prédios históricos e manifestações artísticas ao ar livre. Interessados em integrar a programação oficial com atividades culturais, apresentações artísticas e demais formas de expressão cultural poderão se inscrever até o dia 27 de julho. O contato deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-8355 (com Diele).

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Entende-se como Patrimônio Imaterial práticas e conhecimentos reconhecidos pelas comunidades como parte de sua cultura. A Secretaria de Cultura (Secult), ao propor este tema, busca reconhecer e valorizar os modos de fazer, os antigos saberes passados através das gerações, as receitas, as crenças, as formas de construir, os oficios tradicionais, a relação entre mestres e aprendizes, celebrando a memória desses agentes históricos que construíram e ainda constroem o Patrimônio Cultural de Pelotas.

Desde o dia 23 de maio, a Secult promove as Conversas do Dia do Patrimônio, encontros que antecedem o evento e abordam assuntos referentes à temática deste ano. Abertas ao público, as Conversas acontecem às quartas-feiras, das 17h às 18h30min, na Secult, que fica no Casarão 2, na Praça Coronel Pedro Osório (esquina com Félix da Cunha e Lobo da Costa).

O DIA DO PATRIMÔNIO é comemorado no Brasil em 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Iphan, órgão federal de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. No Uruguai, o dia do patrimônio é comemorado em um fim de semana do mês de outubro, para que todos possam participar. Com estas duas influências, construiu-se o Dia do Patrimônio de Pelotas, onde, em um final de semana próximo à data nacional, uma celebração ao patrimônio histórico e a cultura pelotense se espalha pela cidade, levando às mais diversas formas de expressão para a população, com o objetivo de despertar novas reflexões e mais diálogo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções