Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Inscrições para a CNH Social terminam na sexta-feira

25 novembro
18:18 2013

Entrando na última semana de inscrições que possibilitam o ingresso ao programa CNH Social, que vão até sexta-feira (29), o Detran alerta para o elevado fluxo de pessoas que pode vir a se formar nesta fase final. Sete mil vagas foram disponibilizadas para 2013 e, até esta segunda-feira (25), quase 89 mil pessoas já haviam se inscrito no programa.

A iniciativa reserva uma proporção de 15% de suas vagas para a população negra, o que corresponde à representação de negros e pardos no Rio Grande do Sul. Até o momento, quase 12 mil pessoas desse público inscreveram-se nesta cota. O estudo levou também em conta a diferença entre o rendimento médio e a qualidade da ocupação dessa população, detectada em pesquisa do Dieese.

Também está reservada a metade do total de vagas para mulheres, que correspondem a 80% da população total inscrita (quase 71 mil pessoas).

Do total de vagas disponibilizadas, 1,4 mil estão direcionadas para a primeira habilitação e 4,2 mil destinadas ao serviço de mudança de categoria. Dessas últimas, 840 são destinadas à mudança para categoria “C”, 2.940 à mudança para categoria “D” e 420 à mudança para categoria “E”.

Sobre as categorias de habilitação
A categoria A habilita a conduzir moto, enquanto a B habilita a conduzir carro. Já as categorias C, D e E habilitam para conduzir os chamados veículos pesados, sendo a C para veículos de carga, a D para veículos de transporte de passageiros e a E para veículos articulados de transporte de carga e passageiros.

Motoristas com CNH categoria B poderão habilitar-se para categoria C e D. Para a categoria C, é necessário ter pelo menos um ano de categoria B, e para a categoria D, dois anos de categoria B e 21 anos de idade completos. Motoristas com as categorias C e D poderão habilitar-se para categoria E. Para tanto, os habilitados na categoria C devem ter um ano de habilitação nesta categoria.

Sobre o Programa CNH Social
O programa CNH Social foi criado pela Lei Estadual n° 14.029, de junho de 2012, com o objetivo de oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho, com a oferta de serviços de habilitação gratuitos. As inscrições foram abertas na quarta-feira (06) e estendem-se até o dia 29 de novembro.

Para se inscrever, o candidato deve dirigir-se a um dos 274 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. É necessário preencher os requisitos para a categoria de habilitação pretendida e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para abertura do serviço, deve-se comprovar residência de dois anos no Estado.

Os endereços dos CFCs e mais informações podem ser consultados no site www.detran.rs.gov.br. A seleção será feita por sorteio, em 11 de dezembro.

Comentários ()

Seções