Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Insegurança no transporte coletivo é discutida no Governo do Estado

27 novembro
08:15 2015

A insegurança com que trabalham motoristas e cobradores de ônibus e que também envolve usuários do transporte coletivo de Pelotas foi levada ao Palácio Piratini na busca de uma solução. O assunto foi tratado em reunião, na tarde de quarta-feira, entre o presidente da Câmara, Ademar Ornel (DEM), os vereadores Beto Z3 (PT) e Marcos Ferreira (PT) a deputada estadual Miriam Marroni (PT) o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e o representante da Secretaria Estadual de Segurança, Coronel Aragon.

)  FRENTE Parlamentar vai acompanhar execução das medidas a serem executadas

 FRENTE Parlamentar vai acompanhar execução das medidas a serem executadas

Segundo o coronel, para aumentar o policiamento nas ruas, é possível utilizar o efetivo da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. “Pela legislação atual o município também divide a responsabilidade com o Estado nas questões de segurança”, afirmou. O chefe da Casa Civil disse que a Guarda Municipal de Pelotas já possui status de polícia e que o efetivo é quase o mesmo de Porto Alegre.

Por outro lado, Márcio Biolchi deixou claro que o governo estadual não vai chamar os aprovados nos concursos realizados na área, “por isso é necessário buscar outras alternativas”. Ele sugeriu que os guardas e agentes de trânsito que estão ocupando funções administrativas e operando o videomonitoramento, passem a trabalhar nas ruas, e que nas funções administrativas sejam substituídos por policiais militares da reserva.

A deputada Miriam Marroni quis saber se não existe a possibilidade de abrir um financiamento para as empresas que desejarem adquirir câmeras para colocar nos veículos. Ela considerou que a medida deixaria usuários e trabalhadores mais tranquilos.

O presidente Ademar Ornel sugeriu a visita dos representantes do governo do Estado ao município, para uma reunião de trabalho. Márcio Biolchi concordou, mas quer que o encontro ocorra quando houver soluções a ser apresentadas à população.

Também participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pelotas, Éder Blank, representantes da categoria, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, Jorge Oehlschlaeger, o secretário de Trânsito e Transporte de Pelotas, Claúdio Montanelli e o diretor de Trânsito de Pelotas, Cléo Barboza.

FRENTE PARLAMENTAR – O vereador Marcos Ferreira, Marcola, protocolou na manhã de ontem o projeto de resolução para criar a Frente Parlamentar da Segurança Pública visando a trabalhar todas as questões relacionadas aos problemas da violência no município.

A Frente deverá acompanhar as políticas públicas, monitorar a execução de planos e projetos e se reunir mensalmente para discutir a situação em Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções