Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Instrução para Polícia Comunitária vai até sexta

08 abril
17:54 2014

A Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) abriga até a próxima sexta-feira (11/4/20104), nos dois turnos, o Curso de Promotor de Policia Comunitária.  Participam desta capacitação 44 policiais militares que aprendem formas de mobilizar e interagir com a comunidade; experiências de polícia comunitária que estão sendo executadas no Brasil e no mundo e noções sobre o Programa que irão participar no Município.  Pelotas contará em breve com 11 núcleos de policiamento comunitário, parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.

44 policiais militares foram capacitados

44 policiais militares foram capacitados

O palestrante de ontem (7/4/2014) foi o delegado Francisco Soares, que falou sobre polícia comunitária e sua relação com a sociedade. Hoje (8/4/2014) pela manhã a palestra foi sobre gestão pela qualidade na segurança pública, com o coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte. Durante a semana estarão palestrando o capitão Flori Chesani Júnior, sobre Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários; capitão Cristiano Cuozzo  Marconatto, sobre Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária; major José Vilmar Robaina da Jornada, sobre Mediação e demais Meios de Resolução Pacífica de Conflitos; capitão Fábio Martinez Maciel, sobre Direitos Humanos; e o major Emílio Barbosa Teixeira vai discorrer sobre Relações Interpessoais, Conflitos e as formas de Intervenção.

“O policiamento comunitário em Pelotas vai contar com dez núcleos fixos e mais um núcleo de coordenação. Vai abranger todos os bairros do Município incluindo a praia do Laranjal. O objetivo principal do governo do Estado e da prefeitura é combater crimes contra o patrimônio”, explica a tenente da Brigada Militar Luciana Melo da Silva.

“E importante construir uma parceria permanente não só com a comunidade local, mas com as lideranças, instituições e grupos que atuam nesta comunidade para que se estabeleça um vínculo e assim esta ação venha a ter sucesso”, afirmou Luciana, que auxiliou na implantação do Programa no município de Canoas.

As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando em vilas e bairros. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades. Os equipamentos (viaturas, rádios, coletes balísticos e pistolas) serão adquiridos pelo Estado, enquanto caberá ao Município a bolsa para auxílio moradia dos policiais que atuarão nos bairros, onde deverão residir.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções