Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Intenção de consumo das famílias continua em queda

28 agosto
08:44 2020

A Intenção de Consumo das Famílias, medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apresentou em agosto a quinta queda consecutiva e foi o pior índice para um mês de agosto desde janeiro de 2010, quando teve início a série histórica da pesquisa. A redução em relação a julho, no entanto, foi a menos intensa registrada nos últimos cinco meses.

A pesquisa mostra que, em comparação ao mesmo mês do ano passado, a intenção de consumo das famílias caiu 27,6%.

Mas, apesar do cenário negativo, os indicadores que medem as expectativas das famílias para os próximos meses começam a mostrar uma recuperação. Após três quedas seguidas, a perspectiva profissional cresceu 4,6%; e a perspectiva de consumo, que vinha de quatro meses de recuo, apresentou alta de 1,5% em agosto.

Para a economista da CNC, Catarina Carneiro da Silva, responsável pela pesquisa, o aumento da expectativa de consumir em agosto revela que, apesar de as famílias ainda demonstrarem uma percepção negativa em relação ao consumo atual, as expectativas para o longo prazo já são otimistas. Mas, lembrou que o momento atual ainda apresenta resultados negativos, apesar da desaceleração das taxas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções