Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Intenção de consumo das famílias gaúchas cai quase 30% em julho

Intenção de consumo das famílias gaúchas cai quase 30% em julho
24 julho
09:20 2015

A exemplo do que vem sendo verificado ao longo do ano, a intenção de consumo das famílias gaúchas  permanece com queda acentuada no mês de julho, com recuo de 29,7% em relação ao mesmo período de 2014, registrando 79,5 pontos.

PESQUISA foi realizada pela Fecomércio-RS

PESQUISA foi realizada pela Fecomércio-RS

Em patamar pessimista e no menor valor desde o início da série histórica (janeiro/2010), o indicador retrata o aprofundamento da tendência de queda da confiança dos consumidores. O dado consta da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas – ICF, divulgada pela Fecomércio-RS e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.

O ICF mostra a permanência de fatores já evidenciados nos meses anteriores, muitos deles relacionados à deterioração das condições econômicas do País no período recente. Neste grupo estão inflação elevada – especialmente os reajustes de energia elétrica e combustíveis -, e a estagnação da atividade econômica. “O ciclo de aumento da taxa de juros e, mais recentemente, a possibilidade de aumento de tributos são fatores queimpactam negativamente na intenção de consumo das famílias”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Os dados relacionados ao nível de consumo atual mostram em julho uma redução de 28,6% na comparação com a mesma base do ano passado, aos 68,6 pontos. A avaliação referente à facilidade de acesso ao crédito registrou recuo de 35,3% no mesmo período analisado, aos 77,4 pontos; e o referente ao momento para consumo de bens duráveis teve diminuição de 47,3%, aos 60,6 pontos, aprofundando ainda mais o pessimismo.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções