Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Intensificada a vacinação contra o HPV no município

Intensificada a vacinação contra o HPV no município
11 fevereiro
08:11 2020

Campanha de vacinação contra o HPV vai ocorrer junto a do sarampo, lembrando que ambos os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano na rede pública de saúde

Devido à baixa cobertura, a Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Saúde (SMS), vai intensificar a vacinação contra o HPV no município. A partir desta segunda-feira (10), meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem ir ao Centro de Especialidades ou a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se imunizarem contra a doença.

A orientação é do Ministério da Saúde (MS) e busca prevenir, principalmente, o câncer de colo de útero, boca, garganta e ânus. Conforme o MS, o HPV é uma doença causada pelo papiloma vírus humano. A infecção, transmitida sexualmente ou por contato pele a pele, causa cânceres e verrugas genitais, atingindo homens e mulheres.

faixa etária definida para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. São necessárias duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre uma e outra. A campanha contra o HPV ocorre com a do sarampo, que vai até 13 de março Ambos os imunizantes estão disponíveis, durante todo o ano, na rede pública de saúde.

Sarampo

No sábado (15), ocorre o “Dia D” de imunização contra o sarampo, quando as UBSs da zona urbana e o Centro de Especialidades abrirão das 8h às 17h, e as da zona rural funcionarão das 8h às 16h30min. A ação contra o sarampo é voltada a crianças e jovens, com idades de 5 e 19 anos, que tenham recebido apenas uma ou nenhuma dose da vacina, o que é considerado um esquema incompleto de vacinação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções