Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Intoxicação infantil por álcool gel cresce em 2020

20 maio
10:21 2020

Nota técnica da Anvisa relaciona aumento com pandemia do novo coronavírus e orienta população sobre como evitar riscos

O Governo Federal têm acompanhado os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus em diversas frentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um documento que alerta a população sobre o aumento dos casos de intoxicação por álcool gel, principalmente por crianças.

De acordo com a Anvisa, de janeiro a abril deste ano foram registrados 108 casos de intoxicação pelo produto, enquanto em 2019 foram registrados 17, e em 2018, 15 casos. Desses 108 casos, 88 deles envolveram o público infantil. O aumento expressivo de intoxicação por álcool gel em 2020 é relacionada ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, uma vez que a higienização frequente das mãos tem sido incentivada como forma de prevenir o contágio, afirma a Nota Técnica (NT) 12/2020.

O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações, que geralmente não são intencionais. Para evitá-las, a melhor medida é a prevenção, de modo a criar um ambiente seguro para as crianças.

O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações

O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações

Cuidados importantes 

1- Lavar as mãos das crianças com água e sabonete é a higienização mais recomendada. A eficiência da lavagem com sabonete é equivalente à utilização do álcool gel 70% no controle da propagação da Covid-19. Restrinja o uso do álcool gel para as ocasiões em que a lavagem das mãos não for possível.

2- Mantenha o álcool gel fora do alcance das crianças, principalmente das crianças menores, entre 1 e 5 anos de idade.

3- O álcool, seja na forma líquida ou em gel, é um produto inflamável e pode causar acidentes com fogo. Ao aplicar o produto, não fique perto de fogões, isqueiros, fósforos etc. Mantenha o produto longe do fogo e do calor.

4- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

5- Não utilize o produto em forma de aerossol nas crianças.

6- O álcool gel pode ser extensivo ao uso infantil, desde que aplicado por um adulto ou sob a supervisão de um adulto.

7- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número 0800-722-6001 do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox.

Os CIATox estão presentes em todas as regiões do Brasil, com atendimento em regime de plantão permanente por teleconsultoria. Alguns deles realizam atendimento presencial. Os Centros prestam assistência a pessoas expostas a substâncias químicas, plantas tóxicas e animais peçonhentos, com vistas à redução de morbimortalidades ao prover informações aos profissionais de saúde, às instituições e à população em geral.

Fonte: Com informações da Anvisa

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções