Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Irga realiza Dia de Campo Regional da Zona Sul na próxima semana

19 fevereiro
17:13 2014
Melhoramento genético de arroz e soja e o manejo de soja e milho irrigados foram as pesquisas realizadas

Melhoramento genético de arroz e soja e o manejo de soja e milho irrigados foram as pesquisas realizadas

“Diversificação de culturas para a sustentabilidade da lavoura de arroz” é o tema do Dia de Campo Regional da Zona Sul, que acontece no dia 27 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 7h30. O evento é organizado pela Coordenadoria Regional da Zona Sul do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e ocorre na Estação Regional da Zona Sul, em Santa Vitória do Palmar.

Ao longo da manhã serão apresentados resultados e andamento de diversas pesquisas, incluindo o melhoramento genético de arroz e soja e o manejo de soja e milho irrigados com alto rendimento. Segundo o coordenador regional da Zona Sul do Irga, André Oliveira, a discussão sobre rotação de culturas é importante pois possibilita ao produtor incrementar o potencial de geração e diversificação de renda.  “O evento tem como objetivo gerar oportunidades e abrir novos horizontes para o desenvolvimento da região sul do estado, além de fortalecer a cultura do arroz e gerar oportunidades de novos negócios.” Oliveira destaca também os benefícios da rotação de culturas para a melhora da fertilidade do solo e para o controle do arroz vermelho.

O roteiro inclui a visita a seis estações. Entre os assuntos que serão abordados estão a exibição de parcelas demonstrativas de arroz, bioclimático de arroz, híbridos de arroz VCU, rotação de arroz com soja e milho e uma comparação do milho cultivado em camalhão irrigado e não irrigado. Às 13h, um almoço encerra o evento. Confira, abaixo, a programação completa do Dia de Campo.

“O evento tem como objetivo gerar oportunidades e abrir novos horizontes para o desenvolvimento da região sul do estado'' disse o coordenador geral do Irga, André Oliveira

“O evento tem como objetivo gerar oportunidades e abrir novos horizontes para o desenvolvimento da região sul do estado” disse o coordenador geral do Irga, André Oliveira

Abertura: 7h30
Estação 01: Parcelas demonstrativas de arroz
Responsáveis: Mara Lopes, Sérgio Iraçu Gindri Lopes e Gabriela Fonseca
Estação 02: Bioclimático de arroz
Responsáveis: Thaís Fernanda Stella Freitas e Felipe Matzembacher
Estação 03: Híbridos de arroz VCU
Responsáveis: Daniel Waldow e Antonio Rosso
Estação 04: Rotação soja
Responsáveis: – Cláudia Lange e Anderson Vedelago
Estação 05: Rotação milho (Curva de N)
Responsáveis: Rodrigo Schoenfeld e prof. Paulo Regis
Estação 06: Comparativo do milho cultivado em camalhão irrigado e não irrigado
Responsáveis: Rodrigo Schoenfeld, prof. Paulo Regis e Élio Marcolin
Almoço: 13h

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções