Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

JARDIM DE ALLAH : Médicos não cumprem jornada de trabalho

21 outubro
10:13 2014
COMISSÃO de Saúde da Câmara ouviu moradores

COMISSÃO de Saúde da Câmara ouviu moradores

O descumprimento da jornada de trabalho por parte dos médicos e a necessidade de ampliar o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) para o turno da tarde apareceram entre as principais queixas da comunidade atendida na UBS Jardim de Allah, nas Três Vendas, ontem pela manhã durante a 19ª reunião itinerante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pelotas.

Outro grave problema apontado na Unidade é a falta de uma caixa d’água. “Não existe caixa d’água nesta UBS”, destacou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcus Cunha (PDT), ao mencionar a gravidade da situação, uma vez que em razão disso tanto a comunidade como os funcionários estão sujeitos a adquirir infecções.

Depois de percorrer o interior do prédio e conversar com alguns servidores e profissionais, Marcus Cunha, percebeu que comparada a outras UBSs, a infraestrutura no Jardim de Allah oferece boas condições. A comunidade manifestou que o atendimento dos funcionários e dos médicos e da dentista são bons, no entanto, gostariam que a Unidade permanecesse aberta no turno da tarde. “A doença não escolhe dia nem hora para chegar”, manifestou um morador.

DE ACORDO com eles, desde que as mais de 500 famílias passaram a residir num dos condomínios do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) nas proximidades da UBS aumentou. É comum, a exemplo de outras Unidades, as pessoas irem para a fila na madrugada a fim de garantir o recebimento de uma das oito fichas distribuídas somente pela parte da manhã. “A gente vem para cá, mas a consulta não demora 10 minutos e por volta de 10h o médico já foi embora”, reclamou Ronaldo Pereira que há 17 anos convive com essa realidade.

No início deste mês, a dona de casa Carla Gomes Monteiro foi uma das dezenas de pessoas que ficou na fila desde a madrugada para conseguir agendar o exame de pré-câncer. “Mesmo assim só consegui a consulta para o início de dezembro”, disse a senhora ao explicar que esse tipo de consulta é previamente marcado somente num único dia no início do mês. “Se a gente precisar do atendimento urgente só pode consultar com o clínico geral”, comentou.

O CASO de Carmenlei Ávila é mais grave. Desde 2009 ela espera para fazer um exame de ultrassonografia mamária. “lembrando que estamos no mês do outubro rosa”. “Não entendo para que se demora tanto tempo para a gente realizar o exame”, reclamou Carmenlei, ela também aguarda há três meses por uma cirurgia de traumatologia. Segundo a dona de casa, todos os encaminhamentos foram feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a informação obtida é que levará de oito a nove meses para conseguir a internação.

Localizada ao lado da Escola Estadual Jardim de Allah, a UBS necessita de reparos e limpeza na área externa, já que o pasto está alto. Os servidores solicitaram a colocação de uma tela de proteção externa no ar condicionado adquirido recentemente para evitar que seja roubado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções