Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

JAZZ : Trítono toca no UnaMúsica

JAZZ  : Trítono toca no UnaMúsica
13 agosto
09:14 2020

Nesta quinta às 20h, jazz na “live” do Circuito de Música do Parque Una

Por Carlos Cogoy

Desafio a três é composição autoral da banda de jazz “Trítono”. Conforme os integrantes Tiago Marques (guitarra), Giovani Oliveira (baixo), e Giovane da Silva (bateria), a música integra o repertório da live desta quinta. A partir das 20h, o trio estará tocando no Circuito de Música Instrumental do Parque Una (UnaMúsica). Para a apresentação com duração de sessenta minutos, o grupo participou de seleção. O UnaMúsica é iniciativa da Associação dos Moradores do Parque Una, e a produção é da Pra Toda Obra Realizações Criativas. Para assistir, acesse a Fanpage do Parque Una.

Trio completou dez anos e planeja EP

Trio completou dez anos e planeja EP

TRÍTONO é o “intervalo de três tons inteiros, que causa efeito de tensão. O intervalo que provoca estranheza nos ouvintes, chegou a ser chamado de som do diabo, devido ao grau de dificuldade para a reprodução pelos cantores”, explicam os integrantes da banda pelotense. Mas a trajetória do trio é avessa a qualquer nuance diabólica. Na verdade, há dez anos, quando começou o grupo, os músicos eram amigos e tocavam numa igreja local. Recentemente, a banda tocou em edição do Sete ao Entardecer. Também está selecionado em edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do RS. Como projeto pós-pandemia, lançamento de EP com músicas autorais.

SHOW – Na live de hoje, além da autoral “Desafio a três” – originalmente a composição também contou com a participação do então baixista Carlos Maurício -, o Trítono interpretará músicas como: All of Me de G. Marks and S. Simons; Linha do Equador de Caetano Veloso e Djavan; The Chicken de Jaco Pastorious; Garota de Ipanema de Tom Jobim; Autumn Leaves de Miles Davis; Isn’t she Lovely de Stevie Wonder. “Nossa proposta é o som instrumental, experimental e intuitivo, principalmente nas sessões de improviso. Estamos abertos a outros ritmos e possibilidades, apenas usamos os standards do jazz como base para estudo, experimentação e aplicação das características musicais de cada integrante, bem como a identidade da banda”, afirmam.

INTEGRANTES – O baterista Giovane Silva tocou na banda do 9º BIMtz, e acompanhou músicos como Marquinhos Gomes e Jean Charleston, Asaph Borba, e as bandas Banda Nova Visão, Átrios, Jubrac. Com banda Centro Sião, participou do CD ao vivo. E, com o cantor Deco, gravou um single. Participou de workshops com Alexandre Aposan Fininho, Kiko Freitas, Júlio César e Alexandre Malaquias. Há vinte anos, ministra aulas. O baixista Giovani Oliveira cursou violão no Conservatório, também toca guitarra, e já acompanhou Eduardo Flor, Eliseu Costa, Daniel Alencar, Ney Gomes. Participou de palestras, oficinas e master class com Celso Pixinga, Daniel Sá, Duca Tambasco. Já o guitarrista Tiago Marques é graduando em música na UFPel, e tocou com Alex Cruz, Emerson Nunes, ESTD, banda Mídia, Fábio Saraiva, Pimenta Buena, O Circo sem Lona, apresentando-se na Fenadoce, Feira do Livro, Dia do Patrimônio. Além do Brasil, tocou no Uruguai, Portugal, Polônia, Inglaterra, Escócia e Angola.

UNA MÚSICA abriu inscrições em abril. Seis atrações foram selecionadas. Já se apresentaram Sovaco de Cobra Trio e Rafaela Sousa. Após o Trítono, também haverá shows com Semilla Wind, Paulinho Martins e MPBI Trio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções