Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

JOGAR EM QUAIS DATAS? : Campeonato Gaúcho refém da escassez de tempo

JOGAR EM QUAIS DATAS? : Campeonato Gaúcho refém da escassez de tempo
30 junho
09:07 2020

Secretário do Esporte e Lazer veta possibilidade do Gauchão retornar em julho

Por: Henrique König

A dupla Bra-Pel aguarda o que acontecerá com o Campeonato Gaúcho. Lá no começo da pandemia, uma entrevista do ex-presidente da FGF e atual vice da CBF, Francisco Noveletto, acreditava que seria difícil o Gauchão voltar com bola rolando em 2020. Após isso, muita coisa foi apurada, contestada e possibilidades trabalhadas. A Federação pretendia recomeçar os jogos em 19 de julho, mas essa ideia está vetada pelo Secretário de Esportes do RS, Francisco Vargas. A autoridade afirmou que um possível retorno ficaria para 2 de agosto.

Acontece que faltam pelo menos cinco datas para o Campeonato Gaúcho conhecer o seu campeão. Caso o Caxias não vença o segundo turno, seriam pelo menos mais seis datas de jogos. Brasil e Pelotas ainda não recomeçaram os seus treinamentos. A prefeita Paula Mascarenhas proibiu as atividades de esporte coletivo na cidade até o próximo dia 6. As presidências de Xavante e Lobão ainda vão retomar conversas de como será o retorno de seus atletas de fora e a possibilidade de treinarem presencialmente no Bento Freitas e na Boca do Lobo. O município de Pelotas está com a bandeira laranja, quanto aos riscos propagados pelo novo coronavírus.

Uma novidade na segunda-feira (29) foi a mudança de bandeira para a região de Caxias do Sul. As prefeituras e empresários novamente contestaram a cor vermelha atribuída aos caxienses. O governador Eduardo Leite resolveu avaliar e seu comitê voltou atrás: revogou o vermelho e retornou ao laranja. Caxias, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo são as cidades-sede eleitas pela FGF para encerrar o Gauchão. Pelotas receberia somente o clássico Bra-Pel, agora sem data, após a manifestação enfática do Secretário de Esportes.

Um entrave na história de continuidade ou não do Campeonato Gaúcho é a ideia da CBF retornar o Campeonato Brasileiro em agosto, deixando o Gauchão sem datas para seus últimos jogos. O calendário do futebol brasileiro, já habitualmente congestionado para os clubes mais vistos, engarrafou de vez com a pandemia e a aproximação do final do ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções