Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

KARATÊ OLÍMPICO : Atleta da Shidokan participa de pré-olímpico brasileiro em Tocantins

07 dezembro
08:23 2017

Fernando Moraes, 20 anos, começa neste fim de semana no Tocantins a caminhada em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio no Japão. Nestes dias 8 e 9 será realizada a fase final do pré-olímpico brasileiro de karatê, que tem a finalidade de formar a seleção nacional do país. Essa modalidade se tornou esporte olímpico e fará sua estreia na próxima edição dos Jogos.

Atleta da Associação Shidokan, Fernando Moraes, vê o Brasil com capacidade de se tornar uma potência no karatê. “O nível técnico do karatê brasileiro é muito elevado. Vamos chegar aos Jogos Olímpicos com grande chance de medalha”, afirma. Particularmente, ele acredita que possa pleitear a conquista de índice olímpico. “A gente está sempre evoluindo e buscando manter alto rendimento. Comecei a competir em 2011 e, em 2013, já fui campeonato mundial na Espanha, enfrentando os melhores do mundo. Então dá para sonhar”, completa.

Fernando Moraes dá passo inicial para disputar Jogos Olímpicos de 2020

Fernando Moraes dá passo inicial para disputar Jogos Olímpicos de 2020

A Shidokan pratica o estilo shotokan e é filiada à Federação Gaúcha de Karatê (FGK), que, por extensão, pertence a rede da CBK (confederação nacional) e WKF (entidade mundial). São as entidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A equipe brasileira, que será formada nesta competição de Tocantins, irá buscar vaga nos Jogos Olímpicos em dois torneios classificatórios: Sul-Americano e Pan-Americano, que ocorrerão em 2018.

APOIO – A busca por apoiadores (patrocínio) é uma luta paralela no esporte. Fernando Moraes diz que já foi competir no Amazonas, Pernambuco, Uruguai e Bahia, custeando as despesas do próprio bolso. Agora ele tem o apoio da Prefeitura de Pelotas por meio da Smed (Secretaria Municipal de Educação e Desporto), com recursos do programa ProEsporte. “Nós, gaúchos, temos uma desvantagem em relação a outros estados, que possuem bolsa-atleta através de programas estaduais de incentivo ao esporte”, ressalta.

Nesta viagem a Tocantins, Fernando é novamente acompanhado pelo pai e técnico, Ilton Moraes. O atleta compete nas modalidades de kata (demonstração) e kumite (luta) na categoria até 75 kg.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções