Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Laboratório de Engenharia Civil tem novos contratos para prestação de serviços

28 julho
15:06 2014
Só neste primeiro semestre, cerca de 350 laudos técnicos foram feitos (Foto Wilson Lima)

Só neste primeiro semestre, cerca de 350 laudos técnicos foram feitos (Foto Wilson Lima)

O Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (LEC/UCPel), além de ser um espaço para o desenvolvimento da prática pelos alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Universidade, também vêm prestando serviços há 40 anos para empresas da região Sul. Só no primeiro semestre deste ano, já foram realizados cerca de 350 laudos técnicos.

De acordo com o laboratorista Daniel Silveira Ramalho, aluno do quinto semestre de Engenharia Civil, que atua no LEC há seis anos, novos contratos com empresas foram fechados recentemente para aplicação de testes em materiais. As empresas de Porto Alegre, NexGroup, responsável pelas obras do Residencial JK em Pelotas, Bonella Empreendimentos, que atua nas obras do Residencial Serena, também em Pelotas, e a empresa CCR Engenharia, de São Paulo – atuante nas obras do McDonald’s na cidade de Rio Grande -, são algumas das empresas que recebem os serviços prestados pelo Laboratório.

“As empresas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que exige testes de qualidade aplicados nos materiais utilizados, garantindo a segurança das obras”, explica Daniel.

Testes são feitos no LEC (Foto Wilson Lima)

Testes são feitos no LEC (Foto Wilson Lima)

Laboratório presta serviços à empresas (Foto Wilson Lima)

Laboratório presta serviços à empresas (Foto Wilson Lima)

Entre os serviços técnicos prestados pelo Laboratório estão testes de qualidade do concreto, com medidas de resistência de materiais como blocos de pavimentação unistein; ensaios de bloco cerâmico; testes de solos superficiais; testes em aço; ensaio de esclerometria (resistência superficial do concreto no local da obra); ensaio de moldagem e ensaioin situ (densidade em campo). Além disso, são prestados serviços de coleta de materiais, com armazenamento no laboratório, e consultoria.

Outras empresas também fazem parte do grupo atendido pelo LEC. São elas: Labore Engenharia, de Pelotas e Rio Grande, Construtora Solum de Pelotas, a empresa Normandia Engenharia LTDA do Paraná, responsável pelas obras da Receita Federal do Brasil no Chuí, Consórcio Contorno de Pelotas, com obras na BR 116, Ivaí Engenharia de Obras, responsável pelas obras na BR 116 no trecho de Tapes, também do Paraná, a fábrica de materiais ACPO, empresa parceira do LEC/UCPel, e Concretos Carvalho.

Mais informações sobre o LEC/UCPel podem ser obtidas pelo telefone (53)2128-8271 ou e-mail [email protected].

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções