Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

LAGOA DOS PATOS : Pesquisa alerta para contaminação por micropartículas de plástico

LAGOA DOS PATOS : Pesquisa alerta para contaminação por micropartículas de plástico
10 outubro
08:31 2019

Em pesquisa do curso de engenharia de materiais da UFPel, foi comprovado a existência de micropartículas de plástico nas águas da Lagoa dos Patos, em Pelotas. O estudo foi realizado pelo estudante Pedro Santaliestra sob orientação da professora Fabiula de Sousa.

PESQUISA foi realizada pelo aluno da UFPel Pedro Santaliestra sob orientação da professora Fabiula de Sousa

PESQUISA foi realizada pelo aluno da UFPel Pedro Santaliestra sob orientação da professora Fabiula de Sousa

De acordo com o Pedro, é importante entender a origem do problema. “Não era para existir plástico em águas de mares, rios, lagos e oceanos, e se ele lá está é porque alguém o colocou. Desta forma, este tipo de contaminação é resultado da disposição inadequada de materiais plásticos após o seu uso”, explica.

Fabiula explica que o problema das micropartículas de plástico nas águas, que são partículas de tamanhos menores que 5 mm, não se encerra na sua existência. “As consequências que ela acarreta ao meio ambiente e à saúde da população são muito sérias e, por isso, é considerada um tipo de contaminação”, atenta.

MICROPARTÍCULAS

As micropartículas possuem duas origens principais, primária e secundária. A primária é constituída principalmente por materiais já produzidos na escala de tamanho de micropartículas, como é o caso de glitter, microesferas plásticas usadas em produtos de higiene e beleza como em sabonetes esfoliantes e pastas de dentes por exemplo, e pellets que são utilizados nas indústrias de processamento de polímeros para produzir diversos produtos acabados como sacolas plásticas e embalagens em geral.

Já a secundária é resultado da degradação natural dos polímeros, os quais vão quebrando em pedaços menores durante a degradação, e ainda as partículas liberadas de roupas de tecidos sintéticos durante o processo de lavagem. No caso das micropartículas provenientes da lavagem de roupas e de produtos de higiene e beleza, devido ao tamanho reduzido, elas não conseguem ser retidas nas estações de água e esgoto das cidades, indo direto aos leitos de água.

Já nos demais casos trata-se, conforme citado anteriormente, de disposição final inadequada, sendo que a grande maioria dos materiais plásticos é passível de ser reciclado.

ALERTA

 

O grande perigo são as consequências dessas micropartículas, as quais são acumuladas nas cadeias alimentares sendo ingerida por nós humanos através da ingestão principalmente de peixes, sal marinho e água, até mesmo a mineral. A ingestão de plásticos por aves e animais marinhos acarreta mortes, podendo causar até mesmo extinção de espécies, já que materiais plásticos não são digeridos pelo organismo, sobrecarregando o sistema digestivo. Ainda, devido ao seu tamanho, tais partículas possuem grande área superficial, fazendo-as capazes de absorver diversos tipos de agentes contaminantes tais como agrotóxicos, petróleo, dentre muitos outros materiais perigosos à saúde da população.

DISPOSIÇÃO inadequada de plásticos causa contaminação

DISPOSIÇÃO inadequada de plásticos causa contaminação

De acordo com os pesquisadores, há provas de que ingerimos tais materiais é já foram encontradas micropartículas em fezes humanas, no entanto são necessários estudos para a verificação de suas consequências na saúde humana, mas já se sabe que o problema não é tanto sua presença no corpo humano, mas o que ela carrega consigo.

USO DO PLÁSTICO

 O uso de materiais plásticos na sociedade moderna trouxe inúmeros benefícios em diferentes ramos de atividades, segurança, higiene e praticidade. Portanto, não se trata de banir o uso, já que são essenciais a muitos ramos da sociedade (basta pensar em um hospital, por exemplo), mas sim ter consciência em sua utilização e principalmente preocupar-se com o pós uso.

Dessa forma, o estudo alerta a população para que repense o uso de produtos plásticos, principalmente os de uso único, e para que a população faça seu papel de cidadão ao separar corretamente os resíduos plásticos produzidos diariamente e encaminhá-los para a coleta seletiva da cidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções