Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Lançado o Núcleo de Policiamento do Pestano, Eldorado e bairro Getúlio Vargas

28 julho
15:34 2014

Na noite de sexta-feira (25/07/14) o prefeito Eduardo Leite esteve na EMEF Francisco Carúccio (antiga CAIC Pestano) no lançamento do 2° Núcleo de Policiamento Comunitário de Pelotas, que abrange os bairros Getúlio Vargas, Eldorado e Pestano, na zona norte do Município. Dezenas de moradores dessas comunidades conheceram os nomes dos quatro policiais que irão fazer a segurança e residir nos bairros – os soldados Leandro, Maiquel, Téssia e Erasmo -, que não puderam comparecer ao evento pois estavam em ocorrência no momento.

''A polícia fica mais próxima da comunidade, conhece sua rotina e isso contribui para a coibir o crime'' destacou o prefeito Foto: Vanderlei Porto

”A polícia fica mais próxima da comunidade, conhece sua rotina e isso contribui para a coibir o crime” destacou o prefeito
Foto: Vanderlei Porto

“O projeto já no primeiro mês em atuação tem dado bons resultados. A polícia fica mais próxima da comunidade, conhece sua rotina e isso contribui para a coibir o crime organizado e sobretudo para aumentar a sensação de segurança das pessoas”, destacou o prefeito. Ele recordou que nos últimos anos a população aumentou e o efetivo da Brigada Militar (BM), ao invés de aumentar, caiu em cerca de 30% no Rio Grande do Sul – de 32 mil para 23 mil homens, em todo o Estado.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André Pithan, explicou as diretrizes do Programa viabilizado por meio de parceria da prefeitura com o governo do Estado. Ele ressaltou a importância do diálogo com os moradores que sabem quais são os locais e horários em que a presença dos policiais se faz mais necessária no bairro. Pithan lembrou que o objetivo principal do Policiamento Comunitário é aproximar a polícia da comunidade, estreitar relações e com isso reduzir os índices de criminalidade da cidade e aumentar a sensação de segurança pública.

No evento, foram repassados à comunidade pela Brigada Militar os números de telefones que funcionarão na viatura com prefixo 9855, que corresponde ao Núcleo 2. Em caso de emergência os moradores podem entrar em contato pelo número 190 ou pelos telefones celulares 9180-9018, 8457-7454 ou 3227-7171. O 4º BPM também pode ser solicitado pelo e-mail: [email protected].

Participaram do lançamento a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o vereador Tenente Bruno (PT), representantes das associações dos bairros inseridos neste núcleo, além de integrantes do 4º BPM.

O projeto e seus resultados

Em Pelotas, dez núcleos fixos e um de coordenação abrangerão todos os bairros. As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades. Embora segurança públca seja uma atribuição do Estado, a prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil ao ano no programa, auxiliando na moradia dos policiais.

Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o Programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte). Em Caxias do Sul, em um ano e meio de atuação foi possível constatar uma redução de 50% dos registros de homicídios e roubos.

Os horários e locais de atuação serão definidos juntamente com a comunidade em reuniões periódicas com representantes da comunidade, onde serão apresentados relatórios de avaliação do programa.

Confira os resultados dos primeiros 30 dias (11/06 a 10/07) apresentados pela BM:

*Intervenções da Brigada Militar: 152

*Visitas realizadas: 704

*Prisões: 50

*Prisões em flagrante: 10

*Apreensões de arma de fogo: 10

*Ocorrência de trânsito: 127.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções