Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Lançamento de RAP reúne pioneiros da cultura de rua

17 julho
08:41 2019

“Preparado pra revolução 2” é Rap cujo lançamento acontece hoje no Youtube

Por Carlos Cogoy

Letra que adverte para o risco das drogas, e os desentendimentos e brigas que não alicerçam uma existência digna. Versos que ressaltam a transformação cotidiana, evitando as confusões, lutando para tornar-se exemplo. A mudança interna como ato revolucionário. Alguns dos recados do Rap “Preparado pra revolução 2”, cujo lançamento no Youtube acontece nesta quarta-feira. A divulgação é dos autores, MCs Cláudio “Mabeiker” Dias e Otoniel Medeiros “Ligado BR” Coimbra Jr. Pioneiros do Hip Hop pelotense, mencionam que a parceria – primeira da dupla -, tem como referência as origens do Rap. Assim, a ideia é o ensinamento que alerta, inquieta e transforma. Como base, o som do DJ Luoo de São Paulo. O vídeo com duração de quatro minutos, foi gravado neste mês no centro de cultura Canto de Conexão. Conforme os rappers, também houve cena externa no Porto. Em destaque a participação de Anjo DB. Na direção geral outra lenda do Rap pelotense:  Jair Brown. A produção visual é de Work Vision Produções. E a produção executiva reúne o Núcleo Organizado de Articulações Hip Hop (N.O.A.H.H.), Canto de Conexão, Bola 12 Produções.

Primeira parceria dos rappers Mabeiker e Ligado BR

Primeira parceria dos rappers Mabeiker e Ligado BR

PODER DA PALAVRA – Mabeiker remonta aos anos oitenta, e Ligado BR começou em 1990. Pioneiros na cena da cultura de rua pelotense, eles não desistiram e prosseguem compondo e criando. O sucesso não veio, tampouco o dinheiro. Mas, a ligação com o Rap raiz, é um ato contínuo de transformação e exemplo. Mabeiker explica: “Prossigo no Rap pois influencia um segmento, com ensinamentos sobre o que é certo. O objetivo é não prejudicar ninguém, e contribuir para formar, sem brigas e excessos, um caráter. A autoimagem decorrente da ligação com o Rap, favorece a nossa vida, pois é uma ferramenta que resgata. E muitos irmãos, que estão em caminhos errados, são beneficiados. Até a palavra de Deus, através do Rap gospel, é uma vertente”. Para Ligado BR: “O Rap foi como um pai pra mim, pois era adolescente na Guabiroba, sem dinheiro e carente de bons exemplos. Para o jovem, que almeja consumir, a criminalidade fica muito próxima. Mas me identifiquei com o Rap, e nunca fumei, bebi ou me droguei. Então, manter a dedicação, mesmo sem que tenha se tornado uma profissão, é consequência da transformação proporcionada pelos versos. A ideia é que a mensagem também comunique  outras gerações, oferecendo um bom exemplo. É o poder da palavra, e o Hip Hop é um estilo de vida”.

MEMÓRIA – Mabeiker recorda que começou como B.Boy – dançarino de Break -, nas rodas que aconteciam aos sábados no Calçadão. Era a década de oitenta, e ele integrava o grupo “Funk Express” da Gotuzzo. Daquele período, lembra dos então B.Boys Brown, Ony e Reginaldo. Em relação a MCs – cronistas, cantores -, menciona como pioneiros: Boca; Biola; Pepo; Dezinho (falecido). Na trajetória de Mabeiker, que é formado em educação física, o único programa de Hip Hop na tevê em Pelotas. Durante sete anos ele apresentou o “Hip Hop Pel”, veiculado na TV Comunitária (TVC). Mabeiker lançou dois discos: “Na mira do sistema” e “Periferia”. Contatos: 9 8415.4760. E-mail: [email protected]

ANOS 90 – Ligado BR começou em 1990 no grupo “MCs Radicais”. Desde então, inúmeras atividades profissionais e mais de oito CDs e seis DVDs. Daquela década, destaca Sandro “Anjo”, Serginho MCs, grupo Calibre 12. No Youtube, ele tem o canal “Ligado Branco Radical”. Contatos no WhatsApp: 9 9241.2768.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções