Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

LARANJAL : CEEE conclui nova rede de energia

LARANJAL : CEEE conclui nova rede de energia
24 novembro
09:56 2014

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Distribuição) concluiu neste mês uma importante obra para os moradores das praias do Laranjal (Santo Antônio e Valverde), Balneário dos Prazeres e Colônia Z3.

Foi quando passou a funcionar um alimentador, que é uma rede chamada de média tensão (transporta energia de uma subestação até os consumidores), com extensão de 12 quilômetros – sai da subestação Pelotas 01 (Av. Ferreira Viana, 3151, Bairro Areal) e termina na bifurcação entre as avenidas Rio Grande do Sul e Artur Augusto Assunção.

Este novo alimentador, uma demanda antiga no município de Pelotas, teve um investimento de R$ 1,2 milhão, beneficiando diretamente 13 mil clientes moradores das praias. A construção permitirá o remanejo seletivo de cargas com os outros alimentadores envolvidos (AL-16 e AL-17). Isso vai melhorar significativamente a qualidade do abastecimento elétrico daquela região e permitirá recomposição mais ágil do sistema em casos de interrupção.

Para o gerente Regional da CEEE de Pelotas, Eder Luís Vahl, esta obra vai mudar a realidade da região, pois a praia do Laranjal recebe, durante o veraneio, moradores de vários bairros de Pelotas e visitantes de muitas cidades da Região Sul do Estado.

OBRA EM CANGUÇU

A Companhia está trabalhando também na melhoria da qualidade da energia distribuída aos moradores de Canguçu, especialmente produtores de fumo, que necessitam de aumento de carga para atender a demanda de produção. Trata-se de um novo alimentador, cujas obras iniciaram em outubro e têm previsão de estarem concluídas em dezembro, para atender aos clientes da zona rural do município.

Com extensão de 17 quilômetros, a rede elétrica inicia-se na ERS-471, passa pelas localidades do Alto da Boa Vista, Paço do Marinheiro e segue até a estrada do Rincão do Progresso. Os técnicos alertam que um dos benefícios do novo traçado é a utilização das margens das estradas e vias públicas, diferentemente da anterior, que se localiza dentro das propriedades de alguns produtores e sobre a mata nativa.

O investimento total é de R$ 334 mil e prevê ainda a colocação de 115 novos postes,  beneficiando aproximadamente 600 famílias. Além disso, pela localização estratégica, essa obra vai envolver cerca de 490 unidades transformadoras, melhorando a qualidade do serviço entregue aos consumidores da região.

A conclusão dos serviços está prevista para o final do mês de dezembro, prazo que depende, em parte, dos fatores climáticos. Além desses investimentos, o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Guilherme Barbosa, informa que, até o final de 2015, serão aplicados recursos em outras obras na região.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções