Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

LARANJAL : Ressurge o movimento de emancipação

LARANJAL : Ressurge o movimento de emancipação
15 setembro
09:37 2014

Assunto estará na pauta da audiência pública do Legislativo na quarta, 17 de setembro

O Movimento de Emancipação do Laranjal, formado por um grupo de moradores, está recolhendo assinaturas em vários pontos da praia visando encaminhar à Assembleia Legislativa o Estudo de Viabilidade de Emancipação do bairro. Segundo a integrante do movimento  (Mel), Martha Bianchi Rocha, é preciso obter quatro mil assinaturas para que a Assembleia gaúcha aceite o pedido. “Nossa expectativa é chegar a um consenso e mobilizar a comunidade do Laranjal para a importância da emancipação”, afirma.

MORADORES da praia enfrentam inúmeros problemas, inclusive de alagamentos em dias de chuva

MORADORES da praia enfrentam inúmeros problemas, inclusive de alagamentos em dias de chuva

O assunto será levado pelo grupo à audiência pública que foi solicitada à Câmara, para debater a situação de abandono em que a Praia do Laranjal se encontra e o futuro da mesma. Segundo Martha, a comunidade tem vivido de promessas. Em 2014 várias reuniões foram realizadas com representantes do Executivo, mas praticamente nada foi feito. Em 2013, foram recolhidas duas mil assinaturas reivindicando calçamento para as ruas onde circulam os ônibus, sem resposta. No Recanto de Portugal, um abaixo-assinado por melhorias já recolheu mais de 100 assinaturas e será encaminhado aos vereadores.

De acordo com o último levantamento do IBGE, de 2010, seriam moradores permanentes da praia, 12.500 pessoas. Mas, hoje, estima-se que este número chegue a cerca de 15 mil, incluindo a comunidade da Colônia de Pescadores Z/3. No verão, com a chegada dos proprietários de imóveis e turistas, os cálculos chegam a 100 mil pessoas.

  • Data: 17 de setembro
  • Hora: 19h
  • Local: Auditório da Escola Municipal Dom Francisco de Campos Barreto – Rua Triunfo, 2257 Valverde

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções