Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

LEGISLATIVO : Dia do Soldado é marcado por homenagem

LEGISLATIVO : Dia do Soldado é marcado por homenagem
25 agosto
10:01 2015

Realizada no quartel-general do Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, a Sessão de Homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas ao Dia do Soldado foi marcada pelo reconhecimento aos integrantes do Exército brasileiro que atuam e atuaram, em Pelotas, na defesa e proteção da sociedade, e em atividades sociais, esportivas e militares que têm sido motivo de orgulho para a cidade e o Estado.

A sessão foi proposta pelos vereadores Ademar Ornel (DEM), presidente da Casa, Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT). Também compuseram a mesa, o secretário de relações institucionais da Prefeitura, Abel Dourado, representando o prefeito, o diretor do Foro, juiz Marcelo Malísia Cabral e o General de Brigada André Luiz Silveira, comandante da 8ª BIM.

Foram homenageados: o terceiro sargento Alison Machado Valério e o soldado Gabriel Mesquita, ambos do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada e que foram feridos ao participarem da operação de pacificação da Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.

O soldado Elias Ribeiro Farias, da Companhia de Comando da 8ª BIM, que recebeu as medalhas de ouro, prata e bronze em competições esportivas de nível nacional, na modalidade natação, representando o Comando Militar do Sul e o Exército Brasileiro.

O General João Taceli Finamor, que comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e que sentiu-se tão integrado a Pelotas, que optou por continuar residindo na cidade depois de passar à reserva.

O Coronel Ricardo Bezerra, atual Comandante do 23º Contingente de Paz no Haiti. Sob seu comando a 8ª BIM enviará, pela terceira vez, tropas para o Haiti em nome da Organização das Nações Unidas.

A 3ª Companhia de Fuzileiros do 9º BIM, Vanguardeira, que atuou há 35 anos com 126 homens e que desde então se reúne periodicamente para recordar os tempos de caserna e que são exemplo para os mais jovens.

O Coronel Lauro Ferreira de Melo, que foi Comandante do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada e participou de ações de apoio ao cidadão pelotense e à Região Sul do Estado. O Coronel Gustavo Suarez da Silva, que integrou o Regimento Tuiuti e que também comandou o 9º BIM.

Por fim, foi homenageado o General André Luiz Silveira, desde abril de 2014 no comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. Em seu discurso, ele agradeceu ao presidente da Câmara e aos vereadores proponentes da sessão por “trazerem o prestígio da Casa do Povo a esta Casa, e pelo objetivo da cerimônia ter sido a homenagem ao Exército, aos militares que se destacaram e ao Duque de Caxias, o grande garantidor da independência e da unidade nacionais”.

Para o vereador Ricardo Santos, homenagear o General Luis Alves de Lima e Silva, “é homenagear um homem brilhante, corajoso e humano. Um verdadeiro patriota.” Segundo o parlamentar, é de homens como o Duque de Caxias que o Brasil precisa. “A escalada da violência, a disseminação das drogas, a necessidade de exemplos positivos para nossas crianças e jovens, tornam fundamental a presença do soldado e dos valores que ele carrega, na mudança desse panorama que a todos angustia.”

O presidente da Câmara, Ademar Ornel, considerou a sessão como a “consolidação das homenagens do povo pelotense ao Exército Brasileiro e os que o representam em nossa cidade, pelas ações sociais, esportivas e de apoio às nossas instituições”.

Sessão especial foi realizada no QG do Pestano

Sessão especial foi realizada no QG do Pestano

Comentários ()

Seções