Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

LEI ANTICRIME : Paula apresenta Pacto pela Paz ao ministro Sérgio Moro

LEI ANTICRIME : Paula apresenta Pacto pela Paz ao ministro Sérgio Moro
28 fevereiro
08:43 2019

Em Brasília, a prefeita Paula Mascarenhas apresentou, onem, o Pacto Pelotas pela Paz ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, durante evento voltado ao debate do Projeto de Lei Anticrime do Governo Federal.

A chefe do Executivo pelotense foi a única gestora da Região Sul com espaço de fala no encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos.

PREFEITA participou do debate do Projeto de Lei Anticrime em Brasília

PREFEITA participou do debate do Projeto de Lei Anticrime em Brasília

Paula ressaltou a importância de os municípios se envolveram no assunto, exemplificando com algumas das estratégias que vêm sendo adotadas no município desde agosto de 2017, refletindo bons resultados.

“O prefeito é o líder em seu território, tem condições de aparar as arestas e unir forças na integração das instituições de segurança, como a gente tem feito no Gabinete de Gestão Integrada”, explicou a prefeita. Ela citou ainda a “capacidade de atuar na prevenção, desde a gravidez precoce até o presídio, passando por todas as fases”.

Desde o trabalho com os bebês, a atenção na escola e depois a prevenção terciária – atuando com quem já está em cumprimento de pena -, as ações do Pacto que visam prevenir a violência tiveram destaque na apresentação. Paula expôs ao ministro projetos como o Mão de Obra Prisional, responsável pela ressocialização de apenados e reforma de inúmeros prédios públicos, e o Estudo Piá, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal (UFPel).

A prefeita defendeu que metodologias socioemocionais, como o ACT – Criando Crianças Seguras – e o Conte Comigo, sejam uma pauta do Ministério da Educação para a prevenção da violência. “Em breve teremos evidências científicas sobre isso produzidas em Pelotas”, acrescentou.

Ao final do evento, prefeitos e secretários de diversos municípios brasileiros buscaram saber mais sobre a experiência do Pacto Pelotas pela Paz. A Administração Municipal vai manter contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a fim de que receba apoio ao projeto pelotense e possa também ajudar para que algumas iniciativas locais sejam replicadas em nível nacional.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções