Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Lei homenageia Mestre Baptista

12 dezembro
16:36 2013

O vereador Marcos Ferreira (PT), esteve no último sábado (08-12), na residência da senhora Maria Baptista, para participar da atividade que lembrou um ano da morte de Mestre Baptista. Embora o sentimento fosse de saudade, amigos, familiares e público presente fizeram do ato um momento de alegria, para resgatar, através de atividades culturais, a história do ativista da cultura negra gaúcha, carnavalesco, músico, mestre de bateria, confeccionador de instrumentos de percussão, entre tantas outras habilidades. Todas essas marcas, fazem com que os gaúchos e pelotenses lembrem do artista com admiração.

Medalhas de mérito serão entregues a negros que contribuíram para a história do município

Medalhas de mérito serão entregues a negros que contribuíram para a história do município

A sua trajetória ficará eternizada por meio da lei criada pelo vereador Marcola (PT) e sancionada pelo Executivo, que  vai oferecer a  medalha de mérito Mestre Baptista a pessoas  que contribuíram para o desenvolvimento da consciência negra no município. O parlamentar petista aproveitou a cerimônia para transmitir a novidade à sua viúva, entregando-lhe uma cópia do documento que oficializa a  homenagem prestada pelo Parlamento. “Estava na hora do Poder do Povo reconhecer a importância que teve o trabalho do Mestre Baptista para os movimentos populares, bem como sua luta em defesa da sua etnia”, disse Marcola.

A lei entrará em vigor em 2014, e, a cada ano, duas personalidades receberão o reconhecimento em sessão solene. De imediato, Marcola quer que se crie um ato que marque oficialmente a instauração da homenagem no Legislativo. “Chamaremos dona Maria até o Parlamento, para entregarmos a primeira medalha Mestre Baptista”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções