Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

LIGA ESPÍRITA PELOTENSE : Região recepcionará Divaldo no Guarany

16 agosto
15:23 2018

Excursões de doze municípios estarão prestigiando o médium Divaldo Franco, que palestrará domingo no Guarany

Por Carlos Cogoy

Oratória singular que mescla acontecimentos prosaicos, com referências do saber científico. Permeando a eloquência que cativa o público, conceitos da doutrina espírita. Aos 91 anos, o baiano Divaldo Pereira Franco mantém a peregrinação que exalta a compreensão, caridade e amor fraterno. No domingo às 18h, ele reencontrará os amigos de Pelotas e região. No Theatro Guarany, estará proferindo conferência aberta ao público. Numa promoção da Liga Espírita Pelotense (LEP) – presidida por Fernanda Farias -, Divaldo será homenageado com placa que destaca os 71 anos de dedicação ao espiritismo. Reconhecido internacionalmente, Divaldo será recepcionado por delegações da região. De acordo com Edenir Madeira – Área de Comunicação Social da LEP -, estão confirmadas excursões de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu, Santa Vitória do Palmar, Capão do Leão, Piratini, Pedro Osório, Jaguarão, Herval, Arroio Grande, Pinheiro Machado e Camaquã. Ele ressalta: “As vagas são limitadas, e os lugares serão ocupados mediante a ordem de chegada. Não haverá reserva de assentos”. O Guarany abrirá às 15h30min, e está sendo sugerida a doação de quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados ao Hospital Espírita, que está completando setenta anos.

PELOTENSE – Equipe da Área de Comunicação Social da LEP, informa que Divaldo esteve em Pelotas pela primeira vez em junho de 1957. Desde então, houve inúmeras visitas à cidade. A 15 de outubro de 1991, conforme a lei 3.418, recebeu o título de Cidadão Pelotense. Sobre a sua trajetória: “Divaldo Pereira Franco nasceu em Feira de Santana, a 5 de maio de 1927. É um professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro. Divaldo é um verdadeiro ‘apóstolo do espiritismo’, com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade, e mais de sessenta como um importante orador espírita. Dos seus 91 anos, 71 foram devotados à causa espírita e às crianças das periferias de Salvador na Bahia.

O que se viabilizou desde 15 de agosto de 1952 quando, em conjunto com Nilson de Souza Pereira, houve a fundação da instituição de caridade ‘Mansão do Caminho’, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas. Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do espiritismo no Brasil, e no exterior, que é mais conhecido. Representado como peregrino ou o ‘Paulo de Tarso do espiritismo’, Divaldo já percorreu mais de cinquenta países, divulgando a doutrina espírita em palestras de ampla publicidade.
Divaldo Franco é reconhecido como um dos maiores médiuns, e o maior orador espírita da atualidade”.

ESTADO – No périplo gaúcho, além de Pelotas, Divaldo também está com agenda em Bagé, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria e Uruguaiana.

PROGRAMAÇÃO

Comemorando os setenta anos do Hospital Espírita de Pelotas, a palestra de Divaldo Franco conta com apoio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS). Em Pelotas, conforme a Área de Comunicação Social da LEP, estarão presentes Gabriel Salum e Maria Elisabeth Barbieri, respectivamente presidente e vice da FERGS.

ATIVIDADES no Theatro Guarany, terão início às 17h. O médium Divaldo Franco estará autografando seus livros de diversos autores espirituais. No Guarany haverá estande, com obras do médium, incluindo lançamentos. Os recursos com a venda, são direcionados à instituição “Mansão do Caminho”, que atende mais de três mil crianças. No local, também a livaria da LEP estará comercializando livros. Os valores arrecadados, destaca a Área de Comunicação Social, custeiam ações do movimento espírita de Pelotas e região.

TRANSMISSÃO – A conferência em Pelotas será transmitida online. Trata-se de parceria entre a Área de Comunicação Social (ACOM/LEP), com a Rádio Web Fraternidade de Minas Gerais. Para acompanhar, acesse: radiofraternidade.com.br

Livros sobre Divaldo

– “Divaldo Franco – A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos” – pela historiadora Ana Landi;
– “A Jornada Numinosa de Divaldo Franco” – pelo jornalista Sérgio Sinotti;
– “Divaldo, médium ou gênio?” – pelo jornalista Fernando Pinto;
– “Moldando o Terceiro Milênio – Vida e obra de Divaldo Pereira Franco” – pelo jornalista Fernando Worm;
– “O Semeador de Estrelas” – por Suely Caldas Schubert, contando episódios da vida de Divaldo;
– “Viagens e entrevistas” – Obra organizada por Yvon ª Luz, relacionando algumas viagens e entrevistas de Divaldo;
– “Divaldo Franco – A história de um humanista” – por Jason de Camargo;
– “Recordações de um Apóstolo” – por Luciano Klein Filho

ORADOR

Como orador da doutrina espírita, Divaldo começou a fazer palestras em 1947. Assim, atualmente, apresenta uma histórica e recordista trajetória no Brasil e no exterior, sempre atraindo multidões, com sua palavra inspirada e esclarecedora, acerca de diferentes temas sobre os problemas humanos e espirituais. Há vários anos, viaja em média 230 dias por ano, realizando palestras e também seminários no Brasil e no mundo. Em levantamento preliminar: mais de onze mil conferências proferidas no Brasil e no exterior, percorrendo mais de 62 países.

Mansão do Caminho na Bahia

Divaldo, desde jovem, teve vontade de cuidar de crianças. Educou mais de seiscentos filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída e a própria profissão, como professores (magistério), contadores, administradores, psicólogos, médicos, entre outros. Divaldo possui ainda mais de duzentos netos e bisnetos. Na década de sessenta iniciou a construção de escolas-oficinas profissionalizantes e de atendimento médico. Hoje a “Mansão do Caminho” é um admirável complexo filantrópico que atende a três mil crianças e jovens carentes, na rua Jayme Vieira Lima 104 – Pau da Lima -, um dos bairros periféricos mais carentes de Salvador. No local, área com 83 mil m² e 43 edificações. A obra é basicamente mantida com a venda de livros mediúnicos, fitas e DVDs gravados nas palestras.

 

O Centro Espírita Caminho da Redenção administra, dentre outros, os seguintes órgãos assistenciais:

– Mansão do Caminho (semi-internato para crianças e jovens carentes), fundado em 15 de agosto de 1952;
– A Manjedoura (creche para crianças carentes de 2 meses a 3 anos de idade);
– Escola Jesus Cristo (ensino fundamental), fundada em março de 1950;
– Escola Allan Kardec (ensino fundamental), fundada em 1965;
– Escola de Informática;
– Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, fundada em fevereiro de 1971 com o nome de Esperança;
– Escola de Evangelização Nise Moacyr (evangelização espírita para público infantil);
– Juventude Espírita Nina Arueira (evangelização e ensino espírita para o público jovem);
– Caravana Auta de Souza (auxilia idosos e pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas); Casa da Cordialidade (assiste a famílias carentes);
– Centro de Saúde J. Carneiro de Campos;
– Grupo Lygia Banhos (esclarecimento e consolo a comunidades carentes);
– Livraria Espírita Alvorada Editora (LEAL- editora e gráfica).

Títulos e premiações

O médium tem recebido inúmeras homenagens, ao longo da vida. Destacam-se:

– Doctor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade de Montreal (Canadá);
– Doctor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Brasil);
– Doctor in Parapsychology pela ITI – University of Illinois (Illinois, EUA);
– Diploma de Ordem do Mérito Militar – distinção federal (Brasil);
– Comenda da Paz Chico Xavier, pelo Governo de Minas Gerais (Brasil);
– Medaille de Reconnaisance Franco-Americaine-Classe Especial (Instituto Humaniste, França);
– Medalha da Câmara Municipal de Leiria (Portugal);
– Medalha do Município de Lobito (Angola);
– Mais de oitenta títulos de cidadania honorária conferidos por Estados e municípios do Brasil (dezesseis capitais)
– 590 homenagens de entidades da sociedade civil organizada (148 de 64 cidades do exterior, de vinte países, e 442 do Brasil, de 139 cidades)
– Foi concedido a Divaldo Franco e a Nilson de Souza Pereira o Título de “Embaixador da Paz no Mundo”. Título concedido pela “Embassade Universalle Pour la Paix” em Genebra, na Suíça, em 30 de dezembro de 2005, passando Divaldo Franco a ser, a partir de então, o duocentésimo-quinto “Embaixador da Paz no Mundo”, e Nilson de Souza Pereira, o duocentésimo-sexto.
– Doutor “Honoris – Causa em Humanidades”, no ano de 2016, pela Universidade Santa Cecília (UniSanta – cidade de Santos/SP).

 

Divaldo

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções