Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

LITERATURA: Novas respostas no reencontro com vivências

30 outubro
17:56 2014

Amanhã às 18h, pré-lançamento no “Quadrado” e domingo às 18h na Tenda Cultural da Feira do Livro

Por Carlos Cogoy

Autora pelotense Cláudia Hackbart publica primeiro livro CRÉDITO: Divulgação

Autora pelotense Cláudia Hackbart publica primeiro livro
CRÉDITO:
Divulgação

Romance auto-biográfico “’E se’ o destino soprar” – editora Vírtua -, autoria da pelotense Cláudia Hackbart, com divulgação e autógrafos. Baseado em suas vivências em Pelotas, Tramandaí e Porto Alegre, o romance foi elaborado em três anos. A trajetória dos personagens princesa “Lovinha” e príncipe “Encantado” inicia no “Quadrado”, onde amanhã à tarde acontecerá pré-lançamento. Domingo na Feira do Livro, Cláudia estará autografando às 18h. Radicada em Caxias do Sul, ela reencontra a cidade natal na companhia do marido e filhas. Em Pelotas, tem reencontrado parcerias como a produtora cultural Andrea Mazza. Os amigos estão mobilizados para ampliar a divulgação do lançamento e autógrafos.

ESCREVER – Cláudia menciona sobre o livro: “Comecei a escrever há cinco anos e desde então não parei mais. Tornou-se necessidade diária. Numa mudança, deparei-me com quatro caixas grandes, repletas de diários e agendas. Como precisava de espaço, teria de me desapegar. Mas doía ao pensar em me desfazer de pedaços de mim. Eram pedaços de vida. Então a saída foi digitalizar o material, desfazendo-me aos poucos. E assim a coisa começou a criar forma, e essa forma me agradou. Pensei: ‘isso tá ficando legal’. Mostrei aos familiares e alguns amigos, e eles me incentivaram a publicar. Porém, considerei que se tratava mais de apoio. Daí enviei o esboço do livro para editoras. Após três meses, duas solicitaram sinopse e resumo. Mais três meses e uma das interessadas, pediu a remessa dos três capítulos mais importantes. Houve interesse mas a proposta, no entanto, não agradou. A sugestão era para que fosse identificado com o nome de um outro autor. De imediato houve indecisão, mas refleti e avaliei que, como ocorreu interesse em publicar, então a história tinha seu valor. Então parti para o projeto por minha conta e risco. Agora, chegando o lançamento, não espero grande venda. O mais importante é a realização de sonho acalentado por cinco anos, é viver esse friozinho na barriga”.

Obra auto-biográfica narra vivências em Pelotas, Tramandaí e Porto Alegre

Obra auto-biográfica narra vivências em Pelotas, Tramandaí e Porto Alegre

TRAMA – A escritora divulga acerca do romance: “A maior parte da história acontece em Pelotas. Como o meu príncipe veio da vila dos Trilhos, o ‘Quadrado’ era a extensão do seu quintal. É uma história de amor, em várias instâncias como entre amigos, pais e filhos, mas principalmente com o príncipe ‘Encantado’. Um amor feito imã que, às vezes, sucumbia ao acaso. Porém o foco central está nas minhas dúvidas, minhas experiências com o destino e o indeterminado. Então, além da história de amor, considero a vida como ela é. E abordo questões polêmicas como a religiosidade e a ciência. Também temas comoventes, o câncer de mama, eutanásia, fertilização in-vitro e a leucemia infantil”. A obra está sendo comercializada na livraria Vanguarda a R$39,90.

TRAJETÓRIA – Até os seis anos, conta Cláudia, residiu na esquina das ruas Deodoro e Tiradentes, proximidade da então Rodoviária. Com o divórcio dos pais, ela foi morar em Porto Alegre. Porém, ela e o irmão Zezinho periodicamente vinham para Pelotas, onde passavam as férias. Ela acrescenta: “A paixão por histórias começou com os contos de fada. Meu pai contava histórias de princesa, e me fez acreditar que eu era uma. E dizia ‘você vai se chamar princesa Lovinha’. Quando eu estava com oito anos, minha mãe contou a história do Pequeno príncipe, o que despertou minha paixão por ler, escrever e contar histórias. No livro conto um pouco sobre esse período. Além disso, escrevo sobre a busca e o encontro com príncipe, que nomeio ‘Encantado’. Então a história talvez seja influência, ou possivelmente o destino tenha soprado pra mim”. Nas leituras preferidas de Cláudia estão Machado de Assis e Paulo Coelho.

NOVO LIVRO está programado para 2015. A ideia é sequência do trabalho deste ano. A escritora diz que devido a “boas e grandes lembranças, espaço especial ao ‘Quadrado’, onde ocorreram importantes momentos da minha história. Também ambientado em Pelotas, será como o outro lado da moeda”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções