Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

LITORAL SUL Familiares de salva-vidas falam do trabalho realizado

14 janeiro
09:25 2014

Em meio ao sol e às águas, companheiros constantes dos salva-vidas, em uma destas tardes, na praia do Laranjal, em Pelotas, Vanda, Juliana e Carolina se aliaram aos elementos da natureza e – mesmo à distância – ficaram próximas ao soldado Tobias Borges, um destes verdadeiros heróis das águas.

SOLDADO Tobias Jorge atua no Laranjal

SOLDADO Tobias Jorge atua no Laranjal

Entre uma orientação aos veranistas, a advertência em razão dos perigos do sol e o olhar atento aos que se afastam pelas águas da área de cobertura das guaritas, Tobias, com 11 anos de Brigada Militar (BM) e que desde 2003 atua na função de salva-vida, sem perder o foco e a missão de zelar por todos, observa a família que se juntou a centenas de veranistas para contar com a segurança, não do chefe de família, mas dos homens que vestem as cores que simbolizam confiança no quesito segurança.

Orgulhoso de ser Brigadiano, o soldado fala da satisfação de, durante o veraneio, poder exercer uma atividade tão importante. “É revigorante ser salva-vidas. Não tem preço poder resgatar uma pessoa das águas, estar preparado para ajudar e ser reconhecido como um policial que verdadeiramente cumpre a sua missão”, disse.

Quando fala da família, demonstra a importância das três mulheres que o fortalecem para a missão que escolheu.

Em meio à conversa com nossa equipe, Tobias pede licença e se desloca para a fiscalização de rotina. Pega seus instrumentos de trabalho e dá os primeiros passos pela areia em direção à lagoa. Inevitável. Quase que instintivamente a família vai ao seu encontro. Observa-se o abraço da caçula Carol, o olhar de admiração de Juliana. A primeira, apesar da timidez, se entusiasma ao falar que sabe nadar e que o pai a ensinou, mas frisa as orientações e os cuidados indispensáveis que o pai sempre recomenda. Juliana apresenta a amiga que trouxe para Pelotas e confirma a admiração ao policial salva-vidas. “As pessoas confiam no meu pai. Minha amiga veio comigo por que tenho um pai que é da Brigada”, comentou.

Ao se encerrar este breve encontro, o testemunho de Vanda, a esposa. Ilimitada ao descrever Tobias, sintetiza sua fala falando do amor à profissão, do quão perfeccionista e preparado é o homem que há 14 anos convive, e que há 11 divide com a outra paixão de sua vida: servir à BM.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções