Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Lixo eletrônico pode ser entregue no Mercado Central

Lixo eletrônico pode ser entregue no Mercado Central
17 junho
10:17 2015

Integrando a programação do Junho Ambiental de Pelotas, alusivo ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Integral (Ceadi) estará recolhendo lixo eletrônico até o dia 26 de junho, no Mercado Central.

Até o momento, uma tonelada e meia de aparelhos eletroeletrônicos foi recolhida em Pelotas. A meta é alcançar 10 toneladas até o final do evento.

Secretário de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares está satisfeito com a parceria com o Ceadi. “O Centro é uma entidade legalmente credenciada para receber este tipo de material, por isso, existe a confiança no trabalho deles”, afirma. O secretário também salienta a importância do serviço que ajuda a preservar o meio ambiente.

O diretor executivo do Ceadi e responsável pelo projeto, Cláudio Bittencourt, diz que o risco de contaminação do solo e do lençol freático quando o lixo eletrônico é descartado indevidamente é preocupante. “Nosso trabalho visa à recuperação deste material e a viabilidade de reaproveitamento. Consertamos os aparelhos e doamos quando possível. O lixo irrecuperável é destinado à reciclagem”, explica.

O PROJETO

O Ceadi já reuniu desde a sua fundação, em agosto de 2013, mais de 80 toneladas de lixo eletrônico. Entre os aparelhos mais recolhidos estão computadores, celulares e impressoras. As campanhas são realizadas de três a quatro vezes por ano.

JUNHO AMBIENTAL

O Junho Ambiental é realizado em parceria pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Sanep, Guarda Mirim e Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Pelotas), além de vários colaboradores. A programação segue até o dia 26 de junho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções